Brasil terá três times nos playoffs da EPL pela 1ª vez
A ESL Pro League Season 17 segue sendo histórica para o Brasil. Além de ser a edição com a maior quantidade de equipes do país entre as participantes, será também a primeira em que três times brasileiros vão disputar os playoffs. O levantamento foi feito pela Dust2 Brasil.
00Nation, FURIA, Imperial, MIBR e paiN foram os times do país que iniciaram a competição. Destes, os quintetos liderados por Marcelo "coldzera" David, Andrei "arT" Piovezan e Rodrigo "biguzera" Bittencourt, respectivamente, foram os que passaram da fase de grupos. A Zero Zero foi a última a se classificar após retomada histórica, neste domingo.
O Brasil disputa a Pro League desde a primeira edição e já na estreia o país teve um time nas quartas de final com a Keyd Stars. Os elencos capitaneados por Gabriel "FalleN" Toledo, emplacaram outras sete classificações seguidas por Luminosity, SK e MIBR. Nesse período, a line foi vice da Season 4 em pleno Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, para a Cloud9.
O primeiro dos hiatos em playoffs começou na Season 9 e foi até a Season 12, com a FURIA voltando a ser um time brasileiro a disputar a fase eliminatória e chegando nas semifinais. na Season 13. Na seguinte, o Brasil sequer passou da fase de grupos, mas teve FalleN no mata-mata pela Team Liquid.
Campanhas na EPL Season 17
A FURIA foi a primeira a comemorar a classificação, ficando com a vaga da mid lower do Grupo B após vitória sobre BIG por 2 a 1. O mesmo caminho foi feito pela paiN, mas no Grupo C. A vaga foi obtida com 2 a 1 sobre Grayhound.
Já a 00Nation teve um longo caminho até a fase eliminatória. Com derrotas para OG e Grayhound, o time caiu para a Last Chance do Grupo C. A recuperação veio com triunfo sobre Rooster e seguiu com vitórias versus Grayhound e Ninjas in Pyjamas.
As três equipes brasileiras vão iniciar os playoffs pelo Round 1, que ainda não teve os confrontos definidos já que o Grupo D ainda precisa ser jogado. Além do trio brasileiro, também avançaram de fase Cloud9, Outsiders, G2, fnatic, Heroic, MOUZ, Movistar Riders, Team Vitality e FaZe.