Brasil já venceu mundial em arena do BLAST.tv Paris Major
Casa do primeiro Major de 2023, a Accor Arena traz boas recordações para o Brasil. A arena que sediará o Champions Stage do BLAST.tv Paris Major já foi palco de um título mundial do país: a ESWC conquistada pelo MIBR em 2006.
Na época, o ginásio era chamado pelo nome original, Palais omnisports de Paris-Bercy, e recebeu a competição entre os dias 30 de junho e 2 de julho.
Formado por Bruno "ellllll" Ono, Carlos "KIKOOOO" Sega, Lincoln "fnx" Lau, Raphael "cogu" Camargo e Renato "nak" Nakano, o time liderou o Grupo A da primeira fase de grupos, o Grupo D da segunda e, nos playoffs, venceu x6tence, ALTERNATE aTTax e Fnatic para ficar com o título.
A conquista é considerada a principal do país no Counter-Strike 1.6. Na época, a Valve não patrocinava oficialmente nenhum evento, mas a ESWC é considerada, ao lado da CPL, da WCG e das finais da IEM, como os majors da época.
Alguns desses jogadores, inclusive, tem hoje chances de brigar por um bimundial no local. ellllll é o diretor de FPS da paiN; fnx é criador de conteúdo e treinador da Imperial; cogu é treinador do PLANO; e nak é parte da comissão técnica do MIBR.
Além da edição de 2006, a arena também foi palco de uma edição extra da competição em 2008, chamada de Masters of Paris. Na ocasião, o MIBR também representou o país, mas com um time formado por Bruno "bit" Lima, Norberto "Lance" Lage, Olavo "cky" Napoleão, Thiago "BTT*" Monteiro e Wellington "ton" Caruso. Os brasileiros terminaram em 13-16ª colocação.
Além das competições da ESWC, a arena também recebeu outros eventos importantes para os esports, como as finais da LCS europeia em 2017 e do Worlds em 2019, duas competições de League of Legends.
O BLAST.tv Paris Major acontece entre os dias 8 e 21 de maio na capital francesa. A competição terá premiação de US$ 1,25 milhão (R$ 6,4 milhões)