Um dos elencos que representaram o Santos no CS (Rafael Veiga/DRAFT5)

Confira clubes brasileiros de futebol que já passaram pelo CS:GO

Agremiações estão investindo na modalidade desde 2015

Com o Corinthians oficializando a entrada no Counter-Strike: Global Offensive na última semana, a presença dos clubes brasileiros de futebol no FPS voltou a ser assunto na comunidade. A agremiação alvinegra foi a mais recente a anunciar investimento na modalidade, mas não a primeira.

O levantamento da Dust2 Brasil mostra que clubes de futebol investem no CS:GO desde 2015, sendo o Santos o primeiro deles. Abaixo, a reportagem listou mais agremiações que já competiram no FPS da Valve ou que seguem presentes na modalidade.

Santos

O Santos foi o pioneiro, com duas passagens no CS:GO. A primeira delas foi em parceria com a Dexterity, formando assim o Santos.Dex. Na época, o clube foi representado tanto no cenário feminino quanto no masculino. Nomes importantes representaram a tag, como Pamella "pan" Shibuya, Camila "cAmyy" Natale, Rafael "pava" Pavanelli e Paulo "land1n" Felipe.

Com a saída dos jogadores e, posteriormente, o fim da parceria, o Santos ficou quase dois anos fora da modalidade. O retorno aconteceu em 2018, quando o projeto do Peixe nos esports passou a ser gerenciado por uma empresa terceirizada. Essa passagem foi mais duradoura, com o alvinegro tendo um time até o início deste ano.

Nas últimas temporadas, diversos jogadores vestiram a camisa alvinegra e conquistaram diversos títulos, sendo o último o da 1ª edição da RedZone Pro League, em 2021.

Cruzeiro

Outro gigante do futebol nacional que já passou pelo CS:GO foi o Cruzeiro. A trajetória da Raposa na modalidade começou em meados de 2021 com a contratação do elenco que competia com a tag SELEÇÃO. O clube também contou com um elenco feminino, o qual participou da Gamers Club Masters IV.

Passado um ano, o Cruzeiro não possui mais atletas na modalidade e a empresa que administra o projeto celeste está sendo processada por jogadores de diversas modalidade por conta de salários atrasados, conforme informou o ge em junho.

Atlético Mineiro

Também gigante no futebol mineiro, o Atlético-MG se fez presente no CS:GO em parceria com a Soberano, passando a competir como E-Galo, em 2020. Mas a passagem foi curta, com o clube disputando o CLUTCH Season 3 e a seletiva para a Gamers Club Masters VI.

Elenco com a camisa do São Caetano (Divulgação/São Caetano)

São Caetano

Do ABC Paulista, São Caetano fez barulho no início deste ano ao entrar no CS:GO com o multicampeão elenco ex-Imperial. Contudo, após o presidente do clube ser preso, em maio, o time passou por um rebrading e agora se chama HUMMER.

Destaque para o fato de dois jogadores que vestiram a camisa do São Caetano terem defendido também o Santos: Gustavo "SHOOWTiME" Gonçalves e Caio "zqk" Fonseca. Recentemente, o time esteve na Europa, por onde disputou a ESL Valencia 2022 e a EPL Conference Season 16.

Sport Club Recife

O Nordeste foi uma das regiões que tiveram mais clubes investindo no CS:GO. O Sport passou a competir na modalidade em 2020, ao contratar a antiga formação da Evidence. A equipe foi campeã da ESEA Open Brasil Season 34. Contudo, no fim daquele ano, a agremiação deixou o FPS após corte de investimento. Um retorno breve aconteceu para a disputa do Campeonato Nordestino.

Ceará

Se no futebol jogadores já vestiram camisa de rivais, o mesmo aconteceu no CS:GO. O Ceará entrou na modalidade contratando quatro ex-jogadores do Sport, em abril de 2021. Um dos grandes feitos foi o título da RedZone Pro League Season 2. O Vozão também chegou a ter um time feminino.

Vitória EC

Um dos maiores clubes do Nordeste, o Vitória apareceu no cenário feminino. O Leão chegou a ter três formações: a primeira, com jogadores menos conhecidas, anunciada em abril de 2018, enquanto a última, focada para a disputa da Brasil Game Cup, era composta pelas consagradas ex-Vivo Keyd.

Ex-Keyd anunciadas pelo Vitória (Divulgação/Vitória)

CSA

Outro importante clube do Nordeste que já se apresentou no FPS da Valve foi o CSA, em 2020. Em dezembro daquele ano, o time chegou a ser campeão da E-Serigy Cup, competição organizada pela Federação do Estado de Sergipe de Esportes Eletrônicos.

Fortaleza

Da mesma região, o Fortaleza entrou no Counter-Strike no fim de 2020. Pouco depois de começar a investir na modalidade, o Tricolor de Aço conquistou a Liga Cearense daquela temporada após bater o time academy do próprio clube.

Remo

Um clube da região Norte já investiu no CS:GO. Trata-se do Remo, quando a agremiação era parceira da Brave. O Leão Azul competiu na modalidade em 2016 e 2017, chegando a ser campeão da Brasil Game Cup 2016 contra o CNB. Bruno "shz" Martinelli foi um dos jogadores que representou a tag Remo Brave.

Elenco que representou o Bragantino (Divulgação/Bragantino)

Bragantino

Tradicional de São Paulo, o Bragantino se fez presente no FPS em 2018. O time disputou alguns importantes torneios nacionais naquele ano, como GG.BET Summer Brazil e LA League Season 2.

Chapecoense e Bahia

Assim como o Corinthians, a Chapecoense anunciou que entraria no CS:GO em julho de 2020, mas nunca apresentou um elenco. Já a aparição do Bahia aconteceu em parceria com a organização Golden Vulpes.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.