Times se aventuram em "tokens" para fidelizar torcedores
Por mais que carreguem uma legião de fãs, as equipes de Counter-Strike: Global Offensive - e dos esports em geral -, ainda possuem dificuldade em fidelizar os torcedores. Uma alternativa que vem se mostrando promissora é o Fan Token, recentemente aderida pela dupla brasileira MIBR e Team oNe.
O Fan Token é um ativo digital que faz parte do universo cripto, podendo ser comercializado, isto é, comprado ou vendido na Blockhain, um "livro contábil" que registra para sempre todas as transações. Mas é importante destacar que o Fan Token não se trata de uma criptomoeda.
O valor dos tokens é regido pela oferta e demanda. Ou seja, se muitas pessoas estiverem comprando os ativos, o preço deles subirá. Caso haja muita oferta para pouca demanda, o valor cai. Para se comprar um token será preciso usar dinheiro de verdade, utilizado para adquirir criptomoedas aceitas nos mercados digitais.
Nos esportes tradicionais, como o futebol, os token dão aos portadores certo poder de decisão dentro dos clubes. Quanto mais tokens uma pessoa possuir, mais influência terá. Tudo isso acontece nas plataformas parceiras dos clubes. É por lá também que os fãs poderão ter acesso a promoções ou outros produtos exclusivos do time de coração.
O Fan Token do MIBR é em parceria com a Socios.com, empresa que trabalha com outras tags presentes no CS:GO como Natus Vincere e Vitality. O ativo se chama $MIBR, mas ainda não se encontra a venda no site da plataforma. Com tais ativos, a organização vai "empoderar" a base de fãs "com uma seleção única e exclusiva de recompensas".
Já a Team oNe está trabalhando junto da Liqi. O token dos Golden Boys se chama $ONEFT e estará disponível para compra a partir do dia 19 deste mês, por R$ 25, no site da empresa parceira. Os torcedores que adquirirem o ativo terão acesso a várias recompensas, "como camisetas de jogo, camisetas casuais, experiências exclusivas junto ao time e aulas com os treinadores das equipes".
Lucro no futebol
Flamengo e Corinthians são exemplos de grandes clubes do futebol que já lançaram os próprios Fan Tokens. Vendendo 850 mil unidades no primeiro "lote" de vendas, o alvinegro conseguiu arrecadar US$ 1,7 milhão (pouco mais de R$ 5,4 milhões, na cotação atual), enquanto o rubro-negro e a plataforma parceira conseguiram US$ 3 milhões (pouco mais de R$ 16 milhões) com mais de 1 milhão de ativos vendidos.