Antes do Major, Brasil sediou cinco torneios de nível mundial
Rio de Janeiro será a capital do Counter-Strike: Global Offensive mundial de 31 de outubro a 13 de novembro por conta do IEM Rio Major 2022. A competição, contudo, não é a primeira de grande porte a acontecer no Brasil, que sedia torneios mundiais desde 2005, ainda na era 1.6.
Com informações da Liquipedia, o levantamento da Dust2 Brasil mostra que outros cincos torneios internacionais de grande porte aconteceram no Brasil, todos em capitais do sudeste: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A reportagem considerou como campeonatos de níveis mundiais aqueles que contaram com a participação de equipes além de América do Norte e América do Sul.
-
CPL Brazil 2005 - CS 1.6 - Rio de Janeiro e MIBR campeão
-
EPL Season 4 Finals - CS:GO - São Paulo e Cloud9 campeã
-
ESL One Belo Horizonte 2018 - Minas Gerais e FaZe campeã
-
BLAST Pro Series 2019 - São Paulo e Astralis campeã
-
DreamHack Open Rio 2019 - Rio de Janeiro e AVANGAR campeã
Ainda no 1.6
O primeiro torneio internacional que se tem registro acontecendo no país é a CPL Brazil 2005, que apesar do nome não foi regional e fez parte da CPL World Tour daquele ano. Acontecendo em maio, a competição teve premiação de US$ 25 mil e contou com a participação de 16 equipes.
Entre os participantes, times de Argentina, Brasil, Chile, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia e Suécia. Tags conhecidas estiveram presentes, como MIBR, SK, g3nerationX (g3x), GameCrashers e SSV Lehnitz.
O título ficou com o Made in Brazil, na época formado por Carlos Henrique "KIKO" Segal, Marcus "xed" Pais, Rafael "pava" Pavanelli, Rafael "pred" Velloso e Raphael "cogu" Camargo. A premiação dada à equipe foi de US$ 12 mil.
O MIBR estreou vencendo emotion, enquanto no confronto seguinte bateu Fastlane. Na semifinal da tabela superior, triunfo versus Revoltz, enquanto na final derrotou SSV Lehnitz de Abdiwahab "MegatoN" Mohamed. Já na grande final, outra vitória contra SSV.
O primeiro na era Global Offensive
Dos cinco torneios que aconteceram no Brasil antes do 2º Major de 2022, quatro foram disputados na atual versão do Counter-Strike. O primeiro foi a fase final da ESL Pro League Season 4, em 2016, que teve o Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, como casa. Nele, a Cloud9 levou a melhor sobre o time da casa, SK, vencendo a grande final por 2 a 1.
Dois anos depois a ESL voltou a organizar uma competição no Brasil, mas desta vez escolhendo Belo Horizonte, Minas Gerais, como sede. Em outro icônico ginásio do país, o Mineirinho, aconteceu a ESL One Belo Horizonte, vencida pela FaZe contra mousesports. Nele, SK chegou nas semifinais.
O hiato de campeonatos internacionais no Brasil não foi longo depois de Belo Horizonte já que, em 2019, duas competições aconteceram no país: BLAST Pro Series São Paulo, vencida pela Astralis, e a DreamHack Open Rio, que teve AVANGAR campeã. Este último aconteceu no Parque Olímpico, estrutura vizinha da Jeunesse Arena, local que sediará o Champions Stage do IEM Rio Major 2022.