Veja como vão funcionar os convites de campeonatos em 2025

Organizadoras precisão se basear no ranking da Valve

A Valve mudou as regras para as organizadoras que quiserem fazer campeonatos de Counter-Strike, e elas serão válidas a partir do dia 1 de janeiro de 2025. Uma das principais mudanças é a forma que os times serão convidados para os eventos ranked, ou seja, que valem pontos para o ranking da Valve e podem ter premiações maiores de US$ 100 mil.

Nos campeonatos que terão open qualifier os times podem se inscrever para disputar vagas para o closed qualifier ou para o main event. As organizadoras podem montar seus critérios para essas seletivas, como por exemplo separar por região. O closed qualifier determinará metade dos times que vão disputar o main event, com o restante podendo ser convidados diretamente para o torneio principal.

Também existe o Wildcard invite. A cada oito times participando do main event, a organizadora pode convidar dois Wildcards para o closed qualifier. Ou seja, um torneio que terá 16 times disputando o evento principal poderá ter quatro Wildcard invites para o closed. Para poder ser considerado Wildcard invite um time precisa pelo menos três jogadores que foram membros de um time no top 8 do VRS (Valve Regional Standings) nos últimos 12 meses ou então ter vencido um torneio Tier 1 no último ano.

O rank do campeonato também altera a forma dos invites. Um campeonato Tier 1 precisa convidar os times a partir do top 1 do VRS, podendo ser do ranking geral ou regional. As organizadoras também precisarão convidar pelo menos 16 times seguindo esse mesmo ranking, mas não é obrigatório fazer um open qualifier. Um exemplo disso, foi o BLAST Bounty, que convidou as 30 melhores equipes do ranking mundial para uma etapa online onde as oito melhores irão disputar o main event que será em LAN. Além dos convidados pelo ranking também terão dois Wildcard invites.

Uma organizadora que fizer três eventos Tier 1 ganha então o direito de fazer um campeonato Wildcard. Neste, não existe limite de convites wildcard e de número de participantes no main event. Também podem ter convites wildcard diretamente para o main event e também podem convidar mais times, baseando-se nas regras de torneios Tier 1.

Já campeonatos Tier 2 podem usar convites via Ranking da Valve ou então fazer um open qualifier, sendo possível também usar uma combinação de ambos. Se forem fazer o torneio usando convites via o ranking, a organizadora deve convidar times a partir do #9 do ranking, podendo também começar por colocações inferiores. Outra opção é começar a partir do top 1, mas usando filtros não oficiais do ranking, como por exemplo país ou gênero.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.