CS é proibido em país asiático

Autoridades afirmaram que jogo tem impacto negativo em jovens

O Tajiquistão, país localizado na Ásia, decidiu proibir o Counter-Strike. A medida foi anunciada pelo Ministério do Interior do país na última sexta-feira e impede a distribuição de jogos da série da Valve e também de Grand Theft Auto (GTA).

De acordo com nota publicada pelo Ministério do Interior, um estudo do Ministério da Cultura mostra que os jogos contém violência, assassinato e roubo, e os classifica como "antiéticos e violentos".

"Jovens e adolescentes que jogam esses jogos regularmente são influenciados negativamente e cometem vários crimes", disse o comunicado distribuído pelo órgão.

O Ministério avisa que donos de lojas estão proibidos de comercializar esses jogos e pede aos pais que fiscalizem seus filhos. A nota também promete operações para assegurar o cumprimento da lei.

A proibição do Counter-Strike não é uma novidade. No Brasil, a venda do jogo foi proibida entre outubro de 2007 e junho de 2009 com a justificativa de que era "nocivo à saúde do consumidor".

O Tajiquistão é um país montanhoso que fica na região da Ásia Central e faz fronteira com a China ao leste. De acordo com dados oficiais do governo, o país conta com cerca de 10,2 milhões de habitantes.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.