ESL proíbe Snap Tap em presenciais
A ESL FACEIT Group (EFG) seguiu o mesmo caminho da Valve e da BLAST e também proibiu a utilização do Snap Tap em todos os campeonatos que fazem parte da ESL Pro Tour. A nova regra já entrará em vigor na ESL Pro League S20, que começará na terça-feira.
A novidade foi divulgada pela organizadora nesta quinta-feira. A ESL escreveu: "Rumo ao próximo campeonato presencial da ESL Pro Tour, a ESL Pro League S20, anunciamos que o uso de Snap Tap, Rappy Snappy, SOCD ou assistentes similares que produzem o mesmo efeito não serão mais permitidos".
Na sequência, a ESL escreveu que a proibição se dá em relação aos campeonatos presenciais, já que torneios da ESL Pro Tour são grandes competições como IEM Cologne, IEM Katowice, IEM Rio e mais.
Em relação aos campeonatos online, a ESL diz que vai trazer uma atualização sobre a proibição do Snap Tap e outros assistentes futuramente. "Isso criará algumas inconsistências até que a detecção e as formas de aplicação entrem em vigor", escreveu a organizadora.
Em 19 de agosto, a Valve anunciou a proibição do Snap Tap e de binds que incluam mais de uma ação de movimento no CS2 em partidas disputadas, exclusivamente, nos seus servidores. A desenvolvedora, inclusive, adicionou um detector do Snap Tap no CS2. No dia seguinte, a BLAST também proibiu a função em seus campeonatos.
Primeiro campeonato da ESL Pro Tour com snap tap proibido, a ESL Pro League S20 vai ter as brasileiras FURIA, Imperial, MIBR e RED, além da sul-americana 9z. O torneio começará na próxima terça-feira e vai até o dia 22 de setembro, com premiação total de US$ 750 mil (R$ 4,2 milhões). Os jogos da primeira rodada e a divisão de grupos já foram divulgados.
As funcionalidades proibidas
As funcionalidades proibidas pela ESL agem de maneiras diferentes, embora sejam similares. O Snap Tap foi o mais citado na comunidade de CS recentemente, depois da Razer lançar a linha de teclados Hunstman V3 Pro, que conta com a função.
Com o Snap Tap, um jogador pode pressionar duas teclas de direção quase que no mesmo momento, porém o registro da ação do segundo botão tem prioridade sobre o registro da primeira tecla, o que faz com que a direção do personagem mude instantaneamente.
Já o Rappy Snappy prioriza a tecla que é pressionada mais fundo quando duas teclas são pressionadas no mesmo momento. Estas funções se encaixam no SOCD (Simultaneous Opposing Cardinal Directions), termo que se refere a essa possibilidade de realizar movimentos de direções opostas enquanto o jogador ainda mantém as duas teclas pressionadas.