eMinds durante a IMAGINELEAGUE deste ano (Foto: Talita Morena/Dust2 Brasil)

eMinds: mais de 20 anos depois, tag nordestina segue ativa

Equipe foi uma das responsáveis por colocar a região no mapa do CS nacional

Pouco lembrado, e principalmente apoiado, o Nordeste se mostra desde os primórdios do Counter-Strike uma região celeiro de talentos. Nos últimos 25 anos da modalidade não faltaram times que mostraram o valor do CS nordestino, como a eletronicMinds, ou simplesmente eMinds.

Em entrevista à Dust2 Brasil, dois dos líderes do time, Marcelo “MCL” Lima e Mário “KTT” Gonçalves, contaram que as primeiras aparições da eMinds aconteceram em 2003, mas com a oficialização acontecendo dois anos depois. A base da line sempre foi composta pela dupla junto de Pedro “and1” Ivo.

“A eMinds foi criada durante o CS 1.6. Naquela época, disputávamos diversos campeonatos. Sempre mantivemos a hegemonia no estado da Paraíba, vencendo todos que disputamos. Fomos campeões nordestinos no ano de 2008, em Teresina, e figuramos entre as três melhores equipes do Nordeste nos demais torneios, como hall (1º lugar), Nordeste Cyber Games 2009 (2º lugar), a WCG regional 2008 (2º lugar) e ESWC Nordeste (3º lugar)”, relembrou KTT.

Apesar da importância ganha regionalmente, ajudando a projetar o CS nordestino nacionalmente, não foi vontade dos fundadores tornar a eMinds uma organização já que, segundo MCL, jogar CS era mais um hobby em um cenário de pouco incentivo para os esportes eletrônicos no Nordeste.

“Na Paraíba até time de futebol, o Botafogo, não recebe tanto incentivo, imagine um time de esports. O incentivo aqui é pouco. Mas esse campeonato, o IMAGINELEAGUE, surpreendeu. É um dos maiores que já jogamos em relação a estrutura", desabafou.

Mais visibilidade ao CS nordestino

E por toda a estrutura apresentada que, na opinião da dupla da eMinds, o IMAGINELEAGUE está ajudando a recolocar os holofotes do CS nacional sobre o Nordeste.

“O IMAGINELEAGUE se tornou uma janela de oportunidade para aqueles que, hoje, se dedicam ao jogo. Veja o exemplo do time da Nigéria, um grupo de jogadores que se conheceram na internet, sem qualquer incentivo, que quase desbanca o time profissional da Bounty Hunters, perdendo o segundo mapa no detalhe. Então, acredito que esse tipo de evento, com certeza, vai ajudar a revelar novos talentos, principalmente aqui na Paraíba”, disse KTT.

As duas primeiras edições do IMAGINELEAGUE foram determinantes para aumentar a visibilidade do CS nordestino. Na edição de 2024, a eMinds, que terminou na 3ª/4ª colocação, não foi a única a representar o Nordeste. A Vasc Gaming, do Ceará, também esteve presente.

Na época de ouro do CS 1.6 a própria eMinds teve esse papel junto com outras equipes da região como gameSkill, Lost in Tag (LiT) e, principalmente, a Immortality.

“O time nordestino que vimos chegar em nível nacional com mais visibilidade foi a Immortality, de Recife. Eles tinham incentivo de uma LAN cujo dono bancava praticamente tudo para eles. Então na época das WCg, eles conseguiram chegar no top 5 do Brasil. Quase ganharam do g3x em 2005. Esse foi o time do nordeste com maior visibilidade a nível nacional. Já nós tivemos mais regionalmente, muito por conta dos nossos três títulos nordestinos”, destacou MCL.

Leia também

#1(Com 0 respostas)
2 de agosto de 2024 às 23:46
JhynD
Tag de peso!
Você precisa estar logado para fazer um comentário.