Premiações do GET Rio ainda não foram pagas; CBGE promete pagar
As 12 equipes que disputaram o Global Esports Tour (GET) Rio, o primeiro grande evento internacional a acontecer no Brasil no ano, tendo campeonatos feminino e masculino, ainda não receberam as premiações e reembolsos das despesas. Assim, a dívida supera os US$ 210 mil (R$ 1,14 milhões), como mostra a apuração da Dust2 Brasil.
Nos contratos entre as participantes e a Confederação Brasileira de Games e Esports (CBGE), firmados na antiga gestão de Paulo Ribas e os quais a reportagem teve acesso, ficou estabelecido que as premiação deveriam se pagas em até 60 dias após o encerramento do evento, isto é, 21 de abril. Em caso de atrasos, multas e juros seriam aplicados.
A reportagem também apurou que, antes mesmo da data do pagamento expirar, em 21 de junho, tanto as equipes brasileiras, quanto as internacionais dialogam com a CBGE a fim de receberem os prêmios e reembolsos de despesas extras durante o evento, como alimentação, transporte e até mesmo de hotel.
Como resposta, receberam a promessa de que os valores em abertos serão pagos e que o atraso é consequência das burocracias na transição de gestão, agora liderada por Leonardo Fontes. O fato foi confirmado pelo presidente à reportagem.
Fontes garantiu que os valores em aberto serão pagos e que o atraso é consequência do processo burocrático de transição, o que não permitiu ainda que a nova gestão tenha acesso as contas e outras questões da confederação.
"Tenho a certeza que vamos resolver. Mas não vai ser tão rápido porque só agora vamos dar avanço na auditoria para deixar tudo muito claro, muito organizado para aí sim conseguirmos fazer um plano de pagamento em busca de sanarmos e encerrarmos o assunto GET Rio", afirmou.
"É preciso destacar que, apesar de ter sido eleito no início de junho, só no dia 10 desse mês a eleição foi homologada no registro civil de pessoa jurídica, assim como a mudança na gestão foi homologada na Receita Federal. Com isso, agora sou oficialmente presidente da CBGE e demos início a outra parte burocrática, como solicitação das contas nos bancos e mudando toda a responsabilidade nos órgãos cabíveis. Por isso ainda não consegui entrar a fundo no GET Rio. Entendemos que existem pendências e não sei o valor total", finalizou.