Fiscalização do Estado sugere punições à CBGE por problemas no GET Rio
Mesmo pedindo mais tempo para responder, a Confederação Brasileira de Games e Esports (CBGE) não prestou os esclarecimentos quanto aos problemas apontados pela comissão de monitoramento e avaliação da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (SUDERJ) na realização do Global Esports Tour (GET) Rio. Por conta disso, o grupo fiscalizador sugeriu punições à CBGE.
A comissão de monitoramento e avaliação emitiu um novo relatório na segunda-feira, e nele sugeriu dois tipos de punições à CBGE: abertura de processos administrativos sancionatórios e ressarcimentos para as doações não realizadas pela entidade. A Dust2 Brasil teve acesso aos documentos via Lei de Acesso à Informação.
O relatório apontando as falhas encontradas na realização do GET Rio foi emitido pelo grupo fiscalizador em 24 de maio, com a comissão dando sete dias para a CBGE responder a partir do dia 27. Em 7 de junho, já fora do prazo, a diretoria jurídica da confederação pediu um mês para responder. A solicitação foi atendida em parte já que a fiscalização prorrogou o prazo, mas dando somente sete dias a mais.
As falhas encontradas pela comissão da SUDERJ
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Data do evento divergente ao apresentado no Plano de Trabalho e Termo aditivo;
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Falta de doação de alimentos e realização de venda de ingressos;
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Doação de equipamentos não realizada e os equipamentos listados;
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Falta de realização dos campeonatos dos games listados no Plano de Trabalho;
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Atraso para início das atividades;
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Não envio de documentação contendo a relação de colaboradores e inventário dos bens adquiridos e locados.
A comissão de monitoramento e avaliação sugeriu aberturas de processos administrativos sancionatórios para as falhas 1, 2, 4, 5 e 6. Já as solicitações de ressarcimento foram feitas para as doações não realizadas de alimentos equipamentos. Os valores a serem devolvidos ainda vão ser calculados.
Procurado, o presidente da CBGE Leonardo Fontes garantiu que, mesmo durante a transição que está em curso, a nova gestão da confederação está empenhada em esclarecer todas as dúvidas.
"Estamos em contato direto com a SUDERJ e comprometidos a fornecer todas as informações necessárias o mais rápido possível. Nossa prioridade é garantir transparência e resolver quaisquer questões pendentes", afirmou.
Quando questionado sobre o que atrapalhou a CBGE em responder a SUDERJ no prazo estipulado, Fontes afirmou que a mudança de administração envolve uma série de desafios burocráticos e a necessidade de compreensão detalhada do histórico do evento GET Rio.
"A nova gestão, que conta com um time 100% novo, e que não teve envolvimento no GET Rio, está atualmente revisando todas as informações para fornecer uma resposta completa e esclarecedora à SUDERJ. Estamos comprometidos em resolver todas as questões pendentes a garantir a máxima transparência", finalizou.