Legacy alega contrato ativo e pede para campeonatos barrarem coldzera
Poucos dias após estrear pela RED Canids, Marcelo "coldzera" David está no centro de um imbróglio jurídico. A Legacy, sua antiga organização, entrou em contato com organizadoras de torneios pedindo para que o jogador não seja liberado para jogar pela nova equipe, alegando que ele ainda tem um contrato ativo com a organização.
No pedido enviado via email, o qual Dust2 Brasil teve acesso, a Legacy afirma que coldzera tem contrato até 9 de dezembro de 2024 e pede para que organizadoras não deixem o jogador participar de campeonatos até que o assunto seja resolvido em um acordo ou na corte norte-americana. Recortes de imagens anexados no email mostram a assinatura de coldzera em um contrato com a 00NATION, que teve sua operação brasileira transformada na Legacy no ano passado, até a data supracitada.
No email, a Legacy afirmou que a Valve já está ciente e está trabalhando na situação. A organização também escreve que o caso será apresentado em um tribunal do Estados Unidos e que coldzera será inscrito pelo time como sexto jogador em todos os próximos campeonatos.
Um movimento semelhante já havia sido feito pelo próprio coldzera. Em 18 de abril, uma nota da equipe jurídica do jogador afirmando que ele não tinha mais relação com a Legacy foi enviada à reportagem e a vários organizadores de torneio, incluindo a Valve. O documento possui assinatura apenas da advogada do jogador, não menciona a RED Canids e também não conta com assinatura da Legacy.
Procuradas pela reportagem, Legacy, RED Canids e a equipe jurídica de coldzera não se manifestaram até o momento da publicação.
Linha do tempo
Além das alegações, o email da Legacy também relata de forma cronológica os acontecimentos com coldzera. A organização fala que no dia 25 de março, um dia após coldzera ter sido movido ao banco, ele foi "relembrado pela staff que todos os contatos oficiais e negociações deviam ser realizadas pela Legacy". Por rumores do mercado de transferências, a Legacy afirma que entrou em contato direto com Felippe Corradini, CEO da RED, para lhe dizer que a negociação por coldzera devia ser realizada pela staff da organização.
"Ele (Corradini) respondeu dizendo: 'A RED Canids não está interessada em comprar nenhum dos jogadores da Legacy'", escreveu a Legacy no email.
A Legacy afirmou que no dia 24 de abril notificou a RED e lembrou que coldzera ainda tinha um contrato válido com a organização e que todas ações teriam implicações na Legacy e a RED seria implicada legalmente. Um dia depois, no dia 25 de abril, coldzera foi anunciado na RED Canids e também estreou pela Matilha ao enfrentar a BESTIA na ESL Challenger League S4 sul-americana.
Em 25 de março, a Legacy oficializou a ida de coldzera para o banco de reservas da equipe. Semanas depois, o jogador publicou que estava de fora da organização. A Legacy não fez nenhuma publicação sobre o assunto até o presente momento.