Troféu do GET no evento de lançamento da edição Rio (Foto: Gabriel Melo/Dust2 Brasil)

CBGE responde Governo do Rio e pede mais R$ 2,5 milhões para GET Rio

Adicional no termo de fomento é para finalização da produção do evento

Hoje 20:15 Matéria atualizada com duas respostas da CBGE para as perguntas não respondidas até a publicação da matéria

Faltando poucos dias para o início do Global Esports Tour (GET) Rio 2024, ao esclarecer as mudanças no evento para a Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (SUDERJ), a Confederação Brasileira de Games e Esports (CBGE) pediu adicional de R$ 2.500.000 no termo de fomento aprovado e já repassado pelo órgão subordinado à Secretaria de Estado de Esporte Lazer (SEEL). A justificativa é que a quantia ajudará na finalização da produção do campeonato. A Dust2 Brasil teve acesso aos documentos via de Lei de Acesso a Informação.

À SUDERJ, a CBGE afirmou que os R$ 4.527.698,70 já repassados pela Superintendência no termo de fomento foram utilizados de forma integral pela confederação, que não conseguiu aporte adicional e não tem os valores necessários para finalizar as contratações que faltam para a realização do evento, marcado para de 18 a 21 de abril no Maracanãzinho, Rio de Janeiro.

CBGE fez pedido de adicional no valor já repassado pelo Governo do Estado do Rio para realização do GET (Foto: Reprodução/Sistema Eletrônico de Informações)

O pedido de adição no valor de R$ 2.500.000 no termo de fomento faz com que o valor do GET Rio, para os cofres públicos, passe a ser de R$ 7.027.698,70. A CBGE ainda buscará conseguir mais R$ 3.416.690,06 via Lei de Incentivo ao Esporte. À SUDERJ, a confederação observou que, caso consiga arrecadar o valor por lei, o montante será deduzido do termo de fomento quando houve prestação de contas

Veja abaixo os custos que serão arcados pelo termo de fomento já contando com o adicional de R$ 2.500.000 milhões:

  • Maracanãzinho - R$ 282.674,08

  • Passagens aéreas internacionais - R$ 357.000,00

  • Passagens aéreas nacionais - R$ 58.800,00

  • Hospedagens - R$ 116.000,00

  • Licenciamento CBGE - R$ 300.000,00

  • Comitê organizador local - R$ 676.390,64

  • Assessoria de marketing - R$ 312.500,00

  • Assessoria de gestão, administração e prestação de contas - R$ 325.000,00

  • Internet - R$ 311.000,00

  • Custos de produção - R$ 1.133.348,13

  • Documentação e segurança - R$ 60.350,00

  • Equipamento de broadcast - R$ 431.680,00

  • Locação de computadores gamers - R$ 201.550,00

  • Licenciamento de marca, know-how e produtos GEF - R$ 2.095.934,40

  • Tributos e taxas operacionais - R$ 368.471,45

Justificando as mudanças

A SUDERJ emitiu um requerimento de esclarecimento para a CBGE, na última semana, pedindo que a confederação explicasse o que motivou a última mudança nas datas do GET Rio e também na programação do evento, com a suposta troca dos campeonatos de Honor of King, VALORANT e Fortnite para um único torneio, de CS2. O órgão reclamou que não foi avisado das alterações.

As datas do GET Rio foram alteradas quatro vezes no total. Inicialmente o evento estava previsto para acontecer ainda em 2023, de 27 a 30 de julho. A primeira mudança foi pedida pela CBGE em maio daquele ano, com o campeonato passando para de 16 a 20 de novembro.

Faltando dez dias para o início do então GET Rio 2023, a CBGE solicitou nova mudança de data, passando para 4 a 7 de abril deste ano, sob a alegação de ter sido um pedido da Global Esports Federation (GEF) para atender times internacionais de CS2. Já a última alteração, que jogou o evento para a data atual, sequer foi explicada pela confederação à SUDERJ

Os milhares casos de dengue no Rio de Janeiro foram usados como justificativa pela CBGE à SUDERJ para a quarta mudança de datas. A confederação destacou que tanto a Cidade, quanto o Estado decretaram epidemia da doença em fevereiro - a Prefeitura do Rio declarou fim da epidemia no fim de março, enquanto o Governo do Estado manteve.

CBGE justificou a mudança de data com a epidemia de dengue no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/Sistema Eletrônico de Informações)

"Em virtude da sede do evento, Maracanãzinho, ser localizada no epicentro do cenário caótico de epidemia da dengue no Rio de Janeiro, aliado à informação veiculada na mídia, as equipes internacionais e as delegações estrangeiras ficaram alarmadas e desistiram de participar do evento. Até mesmo os times que já haviam assegurado sua presença passaram a não mais responder à CBGE, tampouco ratificar e confirmar o seu compromisso no GET Rio", disse a confederação.

Ainda de acordo com a CBGE, a epidemia da dengue também culminou no não fechamento de um patrocínio para o GET Rio. A confederação afirmou que a Futuro Eventos enviou uma declaração de intenção de patrocínio no valor de R$ 6.187.428,57. É importante ressaltar que, diferente do Covid-19, a dengue não é uma doença transmitida de humano para humano. O vetor é o mosquito Aedes aegypti.

"Diante do cenário epidêmico e da desistência dos maiores times de esports, o patrocinador voltou atrás em sua intenção de patrocínio, haja visto o risco de entidades governamentais impedirem a realização de eventos públicos de médio ou grande porte na cidade, ou pior, de ter seu nome envolvido em um campeonato que resultou no adoecimento de algum atleta famoso ou de grande parcela do público", disse a CBGE.

CBGE explicando a única mudança de modalidade nos campeonatos do GET Rio (Foto: Reprodução/Sistema Eletrônico de Informações)

Sobre os campeonatos prometidos para acontecer no GET Rio, no primeiro Plano de Trabalho a CBGE sequer falou do Counter-Strike para a SUDERJ, mas sim outras três modalidades: "A competição internacional com a disputa de três modalidades dos games mais populares no mundo Honor of King, VALORANT e Fortnite."

Até o pedido de esclarecimento feito pelo órgão público, no último dia 10, a confederação apresentou outros sete Planos de Trabalho. Em todos eles a CBGE descreveu o GET Rio tendo campeonatos internacionais para Honor of King, VALORANT e Fortnite. Ou seja, sem menções ao FPS da Valve.

A primeira menção ao CS2 por parte da CBGE aconteceu em 6 de junho de 2023, quando, por e-mail, o presidente da confederação Paulo Ribas, no terceiro pedido de alteração da data, informou que a troca das datas foi um pedido da federação internacional para entender os pedidos dos grandes times internacionais que receberam o calendário internacional nos últimos dias.

E-mail de Paulo Ribas, presidente da CBGE, falando pela 1ª vez sobre CS no GET Rio (Foto: Reprodução/Sistema Eletrônico de Informações)

Neste e-mail Ribas anexou um novo Plano de Trabalho com o nome "Plano de Trabalho - Get Rio 24_25.10.23" que seguiu mostrando que o GET Rio teria campeonatos de Honor of King, VALORANT e Fortnite. Além disso, afirmou que os campeonatos seriam realizados em uma arena com capacidade de até 1 mil pessoas no Rio de Janeiro.

Deste e-mail até o pedido de esclarecimentos da SUDERJ foi registrado no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) apenas mais um Plano de Trabalho, que não continha referências ao CS2. Assim como os anteriores, a CBGE não citou a mudança para o Counter-Strike e mais uma vez falou que o GET Rio teria três campeonatos internacionais de Honor of King, VALORANT e Fortnite presencialmente.

Plano de Trabalho apresentado pela CBGE com torneios presenciais em HoK, VALORANT e Fortnite (Foto: Reprodução/Sistema Eletrônico de Informações)

A alteração no Plano de Trabalho adicionando o CS2 como sendo uma modalidade com campeonato no GET Rio foi feita após os esclarecimentos prestados à SUDERJ, no último dia 12. O FPS da Valve acabou entrando no lugar do Fornite. Outra mudança significativa é que, sem dar explicações, a confederação afirmou que os torneios de Honor of Kings e VALORANT seriam online e não mais presenciais.

"A competição internacional está prevista para o mês de abril de 2024, com a disputa de Counter Strike 2, que hoje está dentre as modalidades de games mais populares no mundo, sendo ainda disputadas de forma virtual as modalidades: Honor of Kings e Valorant, numa arena com capacidade para até 1.000 (mil) pessoas no Rio de Janeiro", descreveu a confederação no documento.

Plano de Trabalho do GET Rio com CS2 no lugar de Fortnite (Foto: Reprodução/Sistema Eletrônico de Informações)

Sobre o CS2 estar substituindo Fortnite, a CBGE explicou: "O único obstáculo intransponível encontrado pela confederação foram as tratativas com os atletas de Fortnite. Essa modalidade, por ser jogada em dupla, sendo ao todo 150 jogadores, dificultou de sobremaneira a realização de interface com cada um dos participantes, pois tais diligências demandariam um tempo que a CBGE não tinha para a efetivação de comunicação atleta por atleta, haja vista que a grande maioria não é representada por um time", explicou a CBGE.

A CBGE ainda relembrou a SUDERJ, que em 24 de janeiro deste ano, avisou sim o órgão público sobre a quarta e última mudança de data do GET Rio. A confederação ainda anexou uma carta dá própria GEF pedindo pela troca no cronograma.

Contudo, a justificativa da GEF é diferente a dada pela CBGE nos esclarecimentos. Se por um lado a confederação brasileira afirmou que a troca das datas aconteceu por conta da epidemia de dengue no Rio de Janeiro, por outro a federação internacional explicou que a alteração no cronograma se deu porque havia outro evento internacional marcado para a mesma data do GET Rio.

Carta da GEF à CBGE pedindo a troca das datas do GET Rio (Foto: Reprodução/Sistema Eletrônico de Informações)

O que diz a CBGE

Dust2 Brasil: Nos esclarecimentos à SUDERJ, a CBGE informou a existência de uma declaração de intenção de patrocínio no valor R$ 6,1 milhões via Lei de Incentivo ao Esporte. Porém, em nenhum momento a CBGE afirmou a autarquia se a intenção virou de fato patrocínio. A empresa citada chegou a fechar o patrocínio com a CBGE para apoiar o GET Rio no valor citado?

Paulo Ribas, presidente da CBGE: "Não conseguimos fechar qualquer patrocínio via Lei de Incentivo ao Esporte."

Dust2 Brasil: À SUDERJ, a CBGE pede um valor adicional no termo de fomento em R$ 2,5 milhões. Se o valor for negado, o que a CBGE fará para obter esse montante?

Ribas: "Pela hesitação de patrocinadores privados e a negativa via Lei de Incentivo ao Esporte, tivemos que ajustar o projeto do evento. Nosso time se esforçou muito para evitar adiamentos e criou um novo plano, já enviado à SUDERJ, esperando liberação de recursos. Caso não consigamos o apoio financeiro extra, o evento ainda vai rolar, contando com recursos próprios e nossa dedicação total."

Dust2 Brasil: Como a CBGE garante a realização do GET Rio sem ter a certeza do adicional de R$ 2,5 milhões pedidos e sem aporte financeiro via Lei de Incentivo ao Esporte?

Ribas: "Já reestruturamos o projeto e entregamos nossa proposta para a SUDERJ. Estamos otimistas quanto à aprovação do pedido."

Dust2 Brasil: No recém-enviado Plano de Trabalho da CBGE para a SUDERJ, a confederação coloca na Meta 1, dos custos a serem pagos pelo termo de fomento, R$ 300 mil referentes ao licenciamento CBGE e R$ 673.390,64 referentes à equipe executiva do comitê organizador. Algum desses custos podem ser cortados a fim usar a verba para garantir outros custos do GET já que existe a possibilidade da SUDERJ não aceitar o pedido por mais R$ 2,5 milhões?

Ribas: "Os R$ 300 mil do licenciamento já foram usados nas despesas de produção do evento, e os R$ 673.390,64 são para pagar a equipe que trabalha no projeto há 8 meses. Esperamos que a Suderj libere os fundos, mas mesmo se não acontecer, vamos adaptar e seguir em frente para fazer deste o melhor evento de games no Brasil."

Dust2 Brasil: Nos Planos de Trabalho enviados desde o início do processo pelo termo de fomento, a CBGE afirmou que iria realizar campeonatos de HoK, VALORANT e Fornite. Porém, tanto no evento de lançamento do GET, como no próprio site do GET e nas redes sociais, antes e depois do pedido de esclarecimento da SUDERJ, a CBGE nunca falou nada publicamente sobre as modalidades, apenas o CS2. Se não houvesse tal pedido, a CBGE não ia realizar os torneios das outras modalidades?

Ribas: "Planejávamos incluir mais jogos no GET, mas como membros da GEF, tivemos que nos ajustar às diretrizes e ao contrato assinado com a GEF. Mesmo com essas limitações, estamos orgulhosos de oferecer competições de alta qualidade nas três modalidades escolhidas. Após o evento, continuaremos buscando expandir e fortalecer outras modalidades de esports."

Dust2 Brasil: Nos últimos dias vem se notado uma movimentação nos bastidores por parte da CBGE e da FERJEE para a contratação de casters e de outros profissionais para os campeonatos de HoK e VALORANT. Por que só agora a CBGE foi em busca de tais profissionais? Isso significa que a confederação iria somente realizar o campeonato de CS2?

Ribas: "Conforme respondido anteriormente, estamos totalmente empenhados em realizar todos os campeonatos planejados, já adiantando negociações e contratos com os profissionais envolvidos. À medida que o evento se aproxima, estamos finalizando os últimos detalhes."

Dust2 Brasil: Pessoas que são conhecidas por trabalhar na FERJEE estão fazendo propostas para casters trabalharem no GET Rio. Há também uma foto publicada no Instagram na qual o Cadu Albuquerque, presidente da FERJEE, está junto a outros integrantes do comitê organizador. No processo do pedido pelo termo de fomento não há nada sobre a participação da FERJEE no GET Rio. Qual é a relação da federação com o evento em si?

Ribas:"A CBGE informa que a Federação do Estado do Rio de Janeiro de Esportes Eletrônicos (FERJEE) não possui envolvimento algum na organização do evento GET RIO. É importante destacar que, embora alguns membros da FERJEE estejam envolvidos no GET RIO, eles atuam de forma independente não como representantes ou em nome da FERJEE.

Dust2 Brasil: O CS2 é um campeonato invitational, isto é, com as equipes sendo convidadas. Como será feito para os de HoK e VALORANT?

Ribas: O Honor of Kings e o VALORANT vão ser a convite também. Não há tempo suficiente, depois que se decidiu fazer os campeonatos, de fazer seletivas, até porque a 'Copa Mundo' de CS2 está em produção, que é o campeonato mais importante
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Dust2 Brasil: No último Plano de Trabalho, a CBGE informou à SUDERJ que os participantes se inscreveram tanto pela "sede da entidade proponente, como também pela internet". Por que a CBGE não informou que os campeonatos serão sob convite.

Ribas: "O Plano de Trabalho mostra como os participantes podem se inscrever nos campeonatos, com detalhes específicos no Regulamento de cada modalidade."

Dust2 Brasil: Nos esclarecimentos enviados à SUDERJ, a CBGE afirma que separou 1 mil ingressos para a autarquia. Porém, nos Planos de Trabalho enviados desde o início do processo pelo termo de fomento, a CBGE afirma que a expectativa de público é de 1 mil pessoas. No pedido que fez, a SUDERJ falou sobre venda de ingressos, o que vem sendo feita desde fevereiro. Por que a CBGE não falou de antemão sobre a venda de ingressos? Quantos ingressos foram colocados à venda?

Ribas: "Já foram entregues para a SUDERJ os mil ingressos do plano de trabalho. Com o apoio da SUDERJ, esperamos fazer do GET um evento histórico no Rio, com um forte impacto social. A parceria nos permitiu oferecer, ainda, muitos ingressos gratuitamente, para outros projetos sociais. A venda de ingressos para áreas especiais foi uma solução necessária devido à falta de patrocínios, mas estamos felizes com o apoio da comunidade."

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#1(Com 0 respostas)
19 de abril de 2024 às 11:33
igordox_
Mais tempo pra organizar as propinas! o evento caro do caraleooooooooooooo! e uma bagunça!
#2(Com 0 respostas)
21 de abril de 2024 às 21:02
DocHoliday
200 mil de aluguel de PC GAMERS !!
300 mil de internet kkk
Cara que viagem, qualquer empresa de internet fundo de quintal consegue fornecer internet pra um evento em LAn por menos de 20 mil !!
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