CBDEL tem certificação do governo renovada
O Ministério do Esporte renovou até 2025 as certificações 18 a 18-A da Confederação Brasileira de Desportos Eletrônicos (CBDEL). As renovações acontecem desde 2017, ano no qual a entidade buscou a certificação pela primeira vez, conforme mostra o site da pasta.
As certificações 18 e 18-A possibilitam que as entidades que integram o Sistema Nacional do Desporto recebam recursos públicos e tenham direito a isenção no imposto de renda de pessoas jurídicas e no imposto de contribuição social sobre o lucro líquido.
A CBDEL é uma das confederações que serão responsáveis por LANs internacionais que acontecerão no Brasil, neste ano. Sob a tutela da entidade está o Panamerican Esports Games, que acontecerá no Rio de Janeiro em junho e teve as inscrições para a seletiva prorrogadas.
Em 2023, o Ministério Público de São Paulo pediu à Polícia Civil que investigasse a confederação por um suposto favorecimento a time ligado a uma funcionária da entidade na seleção da equipe que iria representar o Brasil no mundial deste ano da IESF. O caso envolvendo God Genesis, Storm Power e e a gerente de esportes digitais da entidade Jennifer Souza, que também é manager da Storm, foi revelado pela Dust2 Brasil no início de setembro.
Já no início deste ano, procurado pela reportagem, o Ministério do Esporte informou que pedirá esclarecimento à CBDEL pela denúncia de favorecimento. A pasta, inclusive, afirmou que recebeu duas manifestações na Ouvidoria contra a confederação, sendo uma denúncia e outra de comunicação.