ESL muda ranking e dobra pontuação na América do Sul
A ESL anunciou nesta quinta-feira uma série de mudanças no seu ranking. Entre as novidades, a organizadora de torneios dobrou a pontuação direcionada para os campeonatos na América do Sul.
Conforme explicou a nota, o multiplicador de pontos da América do Sul deixa de ser 7% e passa para ser 14%. A ESL disse que o ajuste serve para corresponder melhor à força e oportunidades de cada região.
A mudança da pontuação na América do Sul terá efeito imediato, como explicou a ESL. O multiplicador também aumentou na Ásia, enquanto na Oceania e América do Norte diminuiu - na última, de 26% para 20%.
A ESL explicou que os ajustes na pontuação também ajudarão para "proteger os melhores times de cada região para se distanciarem de times mais fracos que jogam muito devido ao aumento dos torneios regionais".
O multiplicador de pontuação serve para definir quantos pontos os torneios em cada região darão para as equipes participantes no ranking - este que define times convidados para campeonatos como IEM Katowice e mais.
Outras duas novidades reveladas pela ESL que terão efeito imediato são as reduções de times pertinentes na América do Norte de 10 para 8. A organizadora também uniu as regiões Europa e CIS.
Mais mudanças
A ESL realizou outras mudanças no ranking, estas que serão utilizadas somente a partir do dia 6 de junho, já que elas podem mudar as posições das equipes e a organizadora utilizará a lista para convidar times para torneios em breve.
-
Liberado mudar um jogador sem dedução de pontos no ranking a cada 120 dias.
-
Adição de um mecanismo para limitar o efeito positivo de jogar muitos campeonatos. A organizadora adicionou um limite de 6 torneios recentes, mas caso a equipe alcance resultados melhores depois deste limite, a pontuação também vai aumentar.
-
Novo método para recalcular os pontos em grandes mudanças nas equipes, considerando experiência junta dos jogadores, diferenças de habilidades e mais.
-
Torneios considerados XXL com grande presença de times pertinentes darão mais pontos para os participantes e um pouco menos por rank.
-
Remoção da regra de que times que ficassem em último lugar em grandes eventos não recebessem pontos no ranking.