Gabe Newell será testemunha em processo contra Valve
O dono da Valve Gabe Newell foi intimado pela Justiça norte-americano a depor em um processo antitruste contra a Valve sob a justificativa que a desenvolvedora utiliza a Steam a fim de ter o monopólio na venda de games.
O processo foi aberto por Wolfire Games em abril de 2021 com a alegação de que a Valve suprime a concorrência no mercado via Steam. Inicialmente a ação foi julgada como improcedente, mas a Wolfire recorreu e o caso foi retomado em maio do ano passado.
No processo a Wolfire revelou que a Valve fica com 30% das vendas das publishers na Steam em até US$ 10 milhões. A porcentagem cai para 25% quando as vendas vão até US$ 50 milhões e para 20% quando supera o valor.
Gabe Newell buscou realizar o depoimento online alegando risco de saúde por conta do Covid-19. Durante a pandemia o dono da Valve chegou a se mudar para Nova Zelândia. Porém, o argumento foi rejeitado pela Justiça e, por conta disso, o testemunho do executivo será de forma presencial.
A data de quando Gabe Newel se apresentará não foi revelada, mas a Justiça norte-americana ordenou que quando isso acontecer todos os presentes na corte precisarão usar máscara.