De volta ao CS, b4rtiN é procurado por dois times
O retorno de Bruno "b4rtiN" Câmara ao Counter-Strike: Global Offensive tem agitado os bastidores do cenário nacional. Depois de seis meses competindo no VALORANT, o jogador de 21 anos decidiu voltar ao FPS da Valve e já tem ao menos duas possibilidades.
De acordo com a apuração da Dust2 Brasil, b4rtiN foi procurado nos últimos dias por membros do Flamengo, que na semana passada apresentou seu novo time com apenas quatro jogadores, e da Paquetá, que reformulou a escalação na janela do meio do ano.
Nenhuma das duas equipes ainda oficializou uma proposta, mas b4rtiN deseja voltar a jogar em breve, e isso pode ditar o rumo de sua escolha. O jogador tem vínculo com a divisão brasileira da 00NATION, que recentemente deixou a organização e deve lançar seu próprio projeto nos próximos meses. Sem espaço na escalação de CS:GO do momento, b4rtiN terá sua saída facilitada, inclusive com a possibilidade de um empréstimo.
Procurada pela reportagem, a Paquetá afirmou que "a escalação permanece a mesma". O Flamengo, por sua vez, disse não comentar especulações de mercado.
O interesse que mais surpreende é o da Paquetá, que no mês passado anunciou as chegadas de Paulo "short" Ballardini e Wesley "hardzao" Lopes, que se juntaram a Carlos "venomzera" Eduardo, Gabriel "nython" Lino e Lucas "DeStiNy" Bullo, além do treinador João Righi. Apesar do pouco tempo, o time tem encontrado alguns problemas de adaptação e conversou com b4rtin justamente para substituir short, o capitão recém-contratado. Caso as partes não se acertem, o time tem b4rtin como prioridade.
O Flamengo, por sua vez, tem uma base formada pelos experientes Caio "zqk" Fonseca e Lucas "steel" Lopes, e ainda conta com os jovens Vinicius "vinaabEAST" Santos e Matias "HUASOPEEK" Hernandez, além do treinador Matheus "KAOS" Nicolau. O time tem procurado a última peça para fechar a escalação e recentemente treinou com diferentes jogadores, incluindo Felipe Delboni e Victor "vLa" Luiz.
Após breve passagens por equipes menores do cenário nacional, b4rtiN ganhou projeção em 2019 quando assinou com a Team One e, rapidamente, virou um dos destaques da equipe. Em 2021, ele trocou os Golden Boys pela GODSENT e ajudou a equipe de Epitácio "TACO" Filho a conseguir a classificação para uma série de eventos importantes naquele ano, como a IEM Winter, IEM Katowice, ESL Pro League e, principalmente, o PGL Major Stockholm.
No de 2022, b4rtiN decidiu deixar o CS:GO e migrar para o VALORANT, assinado com a 00NATION, para onde tinham ido seus ex-companheiros de GODSENT. No FPS da Riot Games, o jogador foi vice-campeão brasileiro e chegou a disputar uma vaga nas franquias no VCT Ascension Americas, mas terminou na 5-6ª colocação. Cerca de um mês depois, ele anunciou seu retorno ao CS:GO.
*Colaborou Gabriel Melo