s1mple com a bandeira da Ucrânia no Major do Rio

s1mple será banido? Entenda punições de federação à ucranianos

UESF já baniu cinco jogadores que atuaram ao lado de russos e não apoiaram Ucrânia na guerra

A guerra iniciada pela Rússia contra a Ucrânia reverbera mais uma vez no Counter-Strike. Os ucranianos Ihor "w0nderful" Zhdanov e Myroslav "zont1x" Plakhotja foram banidos pela Federação de Esports da Ucraniana (UESF, em inglês) por terem e estarem atuando ao lado de russos e também porque, supostamente, não apoiam o país natal no conflito armado.

O nome dos jogadores de Team Spirit e Sprout constam numa planilha da federação dos jogadores punidos pela entidade, publicada pelo site hawk. Contudo, até o momento, nem os atletas e tampouco a UESF se pronunciaram sobre a situação.

Planilha com jogadores banidos pela UESF (Foto: Reprodução/hawk.live)

De acordo com o portal Players, a dupla foi notificada pela própria UESF sobre o banimento e que a proibição é referente a participação dos jogadores em campeonatos ucranianos feitos pela entidade e também de representar a Ucrânia no cenário internacional. Também segundo Players, a federação está verificando a situação de todos os jogadores.

w0nderful e zont1x não foram os únicos punidos pela UESF, que também baniu Illya "Yatoro" Mulyarchuk e Myroslav "Mira" Kolpakov, ambos jogadores de Dota2 do Team Spirit. Zahar "Polbandana" Siledchik, que vinha sendo testado pela IKLA UA já havia sido banido.

E quanto a estrelas ucranianas como Oleksandr "s1mple" Kostyljev? Segundo sites internacionais, como GosuGamers, um manager da UESF afirmou nas redes sociais que o rifler e Valerij "b1t" Vakhovsjkyj também foram banidos, mas esse executivo deletou a publicação logo na sequência.

A dupla também atuou ao lado de russos pela NAVI, organização que apoia a Ucrânia na guerra contra Rússia, assim como o próprio s1mple que regularmente realiza doações para as forças armadas do país natal.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.