Campeã mundial realiza feito inédito em Cologne
Figurinha carimbada em Cologne desde 2014, Natus Vincere (NAVI) pela primeira vez não disputará um playoff de um campeonato realizado na cidade alemã. O inédito feito aconteceu na IEM deste ano com a eliminação precoce na fase de grupos após derrota para Astralis em uma das últimas md3 classificatórias.
Essa é a primeira vez que, na LAN, a NAVI não chega no mata-mata. No geral, contudo, é a segunda tendo em vista que, em 2020, por conta da pandemia a ESL One Cologne foi dividida por regiões e disputada pela internet. Nesse campeonato o time também ficou pela fase de grupos.
Natus Vincere estreou na IEM Cologne deste ano perdendo para MOUZ por 2 a 0. Com o revés, o time caiu para a lower e se recuperou derrotando OG por 2 a 1. A segunda vitória na LAN foi contra a rival FaZe, por 2 a 0. Já na única chance que teve de avançar aos playoffs, nova derrota, agora para Astralis por 2 a 1.
As três primeiras participações da NAVI em Cologne terminaram com a equipe eliminada nas quartas de final, de 2014 a 2016. Em 2017 e em 2019 ficou no top 4, enquanto campeã em 2018 e em 2021. Ainda teve o vice na temporada passada.
A IEM Cologne deste ano foi a segunda LAN da NAVI após a reformulação no elenco, que se tornou internacional. A organização contratou Aleksi "Aleksib" Virolainen, Justinas "jL" Lekavicius e Ivan "iM" Mihai. O primeiro foi a BLAST Premier Fall Groups, conseguindo avançar para a etapa final.
Sem NAVI, a IEM Cologne segue na sexta-feira com os playoffs. Team Vitality, Cloud9, Heroic, Astralis, ENCE e G2 são as equipes continuam sonhando com o título.