Dupla que segue na Cloud9 durante a BLAST Spring Final

Melhor time do mundo? Analistas opinam sobre Cloud9 e citam possíveis dificuldades

Nova lineup estreará na IEM Cologne, porém terá desfalque importante

A Cloud9 chega para a estreia na IEM Cologne no próximo sábado com grande responsabilidade: mostrar, na prática, o alto nível que vem sendo atribuído ao time. Na última janela, a equipe contratou uma dupla da NAVI e passou a ganhar o status de melhor time do mundo - ao menos, no papel.

Presente na IEM Cologne, a Dust2 Brasil conversou com os analistas Jacob "Pimp" Winneche, Sudhen "Bleh" Wahengbam e Jason "moses" O'Toole sobre o verdadeiro nível do time antes da estreia e o que pode afetar a equipe.

Para o trio, é consenso de que a contratação de Ilia "Perfecto" Zalutskly e Denis "electroNic" Sharipov faz com que o time suba de patamar e tenha mais qualidade individual, além de um bom balanço com experiência e conhecimento do jogo, como analisou Pimp.

"Essa Cloud9 tem um pouco de tudo com a nova lineup. Eles têm experiência no electroNic e Perfecto. Esses dois jogadores da NAVI sabem o que é ganhar. Sabem o que é ganhar um Major, sabem o que é dominar. O que eles fizeram com a NAVI em certos momentos foi sensacional".

"Então você tem sh1ro e Ax1Le, que são dois dos melhores jogadores do mundo. Ainda jovens, eu não chamaria de inexperientes, mas podem aprender muito com electroNic e Perfecto. E eu acho que com o Hobbit também você tem essa balança de um cara que está competindo há muito tempo, com muita experiência. Quando você olha para a lineup, faz muito sentido", continuou Pimp.

No entanto, nem tudo está tão perfeito na lineup da Cloud9 na teoria. Os analistas também concordam que electroNic na função de capitão pode não ser a melhor das opções, principalmente quando se tem Abay "HObbit" Khassenov no quinteto. Bleh explicou o porquê gostaria de ver o cazaque como o IGL do time.

"Queria que fosse o HObbit, junto dos conhecimentos do electroNic para ver como a NAVI funcionou como um sistema. E usando isso para que o Hobbit seja o capitão. Ele é o maior veterano que eles têm também. E deixe o electroNic ficar livre".

"Livre como estamos vendo com o Mezzi na Fnatic, por exemplo. Então você tem o Ax1Le, sh1ro, e o electroNic como um core. E, claro, você ainda tem o Perfecto. Com HObbit como capitão, esse time seria ainda muito mais assustador, mas são apenas minhas sensações", seguiu Bleh.

Toda essa confiança da comunidade em cima da Cloud9 pode se tornar um problema para o time. Taxados por alguns como melhores do mundo antes mesmo de estrearem, os jogadores podem sentir a pressão e não entregarem o nível de performance esperado. No entanto, Moses confia na experiência dos jogadores, que não deixarão que isso aconteça.

"A coisa legal é, obviamente, trazer dois vencedores de Majors, que têm uma perspectiva diferente e nova sobre como lidar com esse tipo de pressão, jogadores que já jogaram no melhor time do mundo antes, sabem o que significa e o que vem com isso e como você tem que trabalhar para lidar com a pressão".

"Acredito que, mais do que nada, o time vai estar tão focado internamente em melhorar a si mesmos, que eles não vão estar muito preocupados, pelo menos no início, com essa expectativa externa sobre o time, que é visto como o melhor", declarou.

A primeira provação da nova Cloud9 seria neste sábado pela estreia na IEM Cologne. A equipe jogará às 7h30 contra a Fnatic, em partida válida pelo grupo A. No entanto, ainda não dá para dizer que será a estreia oficial do time, já que Sergey "⁠Ax1Le⁠" Rykhtorov perderá a fase de grupos por conta de problemas com o visto.

Para Bleh, a ausência de Ax1Le tende a ser muito sentida. O indiano não demonstra confiança em uma grande performance do time neste primeiro momento, tanto pelo alto nível das equipes presentes no campeonato quanto pela falta do jogador.

"Perdeu um dos seus principais jogador, antes mesmo de estrear oficialmente… não acho que a Cloud9 vá bem na fase de grupos e acredito que fique fora dos playoffs. Caso passem ao mata-mata e contem com o Ax1Le, talvez até vençam um jogo, porém não os vejo ganhando (a IEM Cologne)".

"Olha os times que estão aqui. Vitality e NAVI já jogaram com seu novo jogador, a Heroic não mudou e segue se mostrando muito boa. Eles não têm isso. Além de que o Buster não é o Ax1Le. É bom porque ele já conhece o time, não é um cara aleatório, porém vejo uma grande chance deles ficarem fora dos playoffs", finalizou.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.