ESL realizará menos finais MD5
A Vitality conquistou o título da IEM Rio 2023 ao derrotar a Heroic na decisão por 2 a 0. A conquista da equipe em uma final MD3 levantou o questionamento: por que não MD5? Após a decisão, a ESL explicou que pretende realizar menos MD5.
"Isso é algo que mudamos rumo à 2023. Eventos da ESL Pro Tour Championship como IEM Katowice e IEM Cologne seguirão MD5, assim como o torneio da EPT Masters, a ESL Pro League. Outros torneios da EPT Masters, como IEM Rio, IEM Dallas e IEM Fall serão MD3", explicou Michael "Cynil" Parsons, Senior Product Manager da ESL.
A discussão entre MD3 ou MD5 em finais passa pelo tempo de duração de uma possível série com cinco mapas, o cansaço dos jogadores, mas também por dar mais importância à decisão. Josip "brcho" Brtan, da HLTV, fez um levantamento da duração de MD5 recentes.
A última edição da IEM Dallas, realizada entre maio e junho de 2022, foi MD5. Na ocasião, a Cloud9 venceu por 3 a 0. A série durou somente 3h e 17 minutos. No entanto, a final da ESL Pro League S16, que teve cinco mapas, demorou 7h e 32 minutos.
No ano passado, a ESL fez finais MD5 na IEM Cologne, IEM Katowice, IEM Dallas e nas duas edições da ESL Pro League. Já a decisão do IEM Rio Major foi MD3.