ZywOo levanta o troféu da IEM Rio

ZywOo comemora título inesperado na IEM Rio: "Não era uma prioridade"

Jogador falou sobre a conquista na frente do público brasileiro e pressão por Major em casa

EA Vitality sobreviveu a uma verdadeira maratona nas últimas semanas para levantar o troféu da IEM Rio. Após a conquista, Mathieu "ZywOo" Herbaut disse que o campeonato não era uma prioridade para o time europeu.

"Eu acho que, para nós, traz muita confiança, momentum, porque precisamos disso para vencer o Major. O trabalho não está feito, não era uma prioridade vencer a IEM Rio, mas demos tudo", disse o astro em entrevista à Dust2 Brasil.

"Para nós a prioridade é Paris, estamos confiantes, ganhamos no Rio, e vamos manter as coisas assim", completou.

O jogador também falou da receptividade da torcida brasileira, da rotina intensa da Heroic, da grande final e, é claro, do BLAST.tv Paris Major.

ZywOo, quero começar falando sobre a sensação de ser campeão, é uma que você conhece, foi diferente dessa vez, vencendo na frente do público brasileiro?

É diferente, porque o público estava conosco, e foi uma das melhores sensações, levantar o troféu na frente deles, junto com o time. Foi uma das melhores sensações de vitória.

Falando do público. Nos últimos dias, houve algumas críticas sobre o público, dizendo que eles só apareciam quando os times brasileiros não estavam jogando. Mas vimos hoje muita gente aqui, torcendo para vocês, algumas pessoas torcendo para a Heroic. Foi diferente ver a torcida brasileira assim, torcendo para você e não contra, como no Major?

Mudou um pouco. Mas, de qualquer jeito, o público brasileiro é um dos melhores que já joguei, porque eles torcem para o time que eles querem que ganhe, e eles queriam (que nós ganhássemos). Eu gostei de jogar na frente deles, porque eles torceram mais pra gente, mas alguns para a Heroic. Foi perfeito para torcer.

Falando da final, foram dois jogos que não quero dizer que foram fáceis, mas jogos que a Vitality dominou por quase todo o tempo. Qual foi o segredo? Preparação ou foi só o flow do jogo?

Na verdade não nos preparamos muito, só preparamos o nosso próprio jogo, o que poderíamos fazer, o que fizemos antes do jogo, nada em especial para a Heroic. Como você disse, foi o flow do jogo, jogamos como um time, e individualmente todos apareceram, e é assim que vencemos.

As últimas semanas da Vitality tem sido muito importantes, voando, jogando muito. Nesse campeonato vocês jogaram 15 mapas, o que é insano se você parar para ver. Você está cansado dos últimos dias? É renovador vencer um campeonato depois de duas semanas tão cansativas?

Sim. Agora nós estamos cansados, mas antes ficamos focados no que precisávamos fazer. A pressão está baixando, e hoje a noite estaremos muito cansados, e amanhã vamos viajar pra casa. Então, sim. Antes do jogo ninguém estava cansado, todos estavam animados para jogar a final, todos hypados, não sei uma palavra melhor pra isso, mas todos estavam prontos para os jogos e todos apareceram.

O próximo passo agora é o Major de Paris, acho que o Major mais icônico para você. É o Major no seu país. Quão importante é essa vitória e quão importante para dar uma moral para o time tentar ganhar em casa.

Eu acho que, para nós, traz muita confiança, momentum, porque precisamos disso para vencer o Major. O trabalho não está feito, não era uma prioridade vencer a IEM Rio, mas demos tudo. Para nós a prioridade é Paris, estamos confiantes, ganhamos no Rio, e vamos manter as coisas assim. Vamos ver os erros que cometemos, mas não vamos mudar muitas coisas. Não vamos pensar demais, vamos só jogar nosso jogo.

Você acha que há uma pressão extra por conta do Major ser em Paris e você ser o jogador mais importante do país, estar no time mais importante. Vai ser muita pressão nos seus ombros?

No momento eu não sinto isso, mas, quando eu começar a jogar as primeiras melhores de um, talvez eu vá sentir. Mas, no momento, estou me sentindo bem. Vencemos no Rio, o clima é bom. Não sinto nada agora.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.