Entenda por que FURIA é local hero na IEM Rio
Assim como aconteceu com a FURIA na IEM Rio, o convite de local hero dado à Evil Geniuses (EG) para a IEM Dallas causou estranheza na comunidade de CS:GO nesta segunda-feira por conta do baixo desempenho que a equipe norte-americana vem tendo nos últimos campeonatos. A grande dúvida do público é referente ao critério utilizado na distribuição dos convites para os campeonatos.
Esses dois torneios têm três tipos de convites: parceiros da ESL, local hero e ranking da organização, nessa ordem conforme informou a própria empresa à Dust2.us. Contudo, o processo de distribuição dos convites não é público e é comum um time receber vaga de "partner team" em um campeonato, enquanto para outro acaba sendo invitado como local hero ou se classifica via ranking.
A resposta talvez esteja no "Acordo de Louvre", o termo de adesão assinado pelas equipes parceiras da ESL. Trata-se de um "draft" que acontece duas vezes por ano e nele os times da 1ª à 20ª colocação do ranking indicariam quais eventos do circuito anual gostariam de participar.
Isso explicaria porque a FURIA, um time parceiro da ESL, aparece na lista de participantes da IEM Rio como local hero, enquanto na edição de Dallas recebeu a vaga de "partner team". O problema, contudo, é que esse draft não é aberto ao público e, tampouco, a ESL revela quais campeonatos cada time parceiro escolheu para participar no ano.
Sabe-se apenas que a quantidade de vagas reservadas para os times parceiros está relacionada ao número de participantes totais: seis convites para 16 participantes, cinco convites para 12 participantes e três convites para oito participantes.
A IEM Rio acontecerá de 17 a 23 de abril, com 16 participantes e premiação de US$ 250 mil (R$ 1,3 milhão), enquanto a IEM Dallas está marcada para de 29 de maio a 4 de junho nos Estados Unidos, com o mesmo número de participantes e o mesmo prêmio.