Palco da IEM Cologne 2022

ESL muda regras de região e diminui dinheiro no OT

Organizadora revelou novidades nos regulamentos

O sextou da ESL foi repleto de novidades. A organizadora publicou nesta sexta-feira mudanças nos seus livros de regras, com direito à novas normas em relações à definição de regiões de cada time e o dinheiro no overtime.

Sobre as regras de região, a ESL oficializou algo que ela já vinha utilizando. Anteriormente, os times que residem em uma região diferente da sua por natureza - como é o caso do MIBR, paiN e Los + oNe, por exemplo -, poderiam optar para residirem em uma região rumo a um campeonato. Porém, eles ficariam "presos" a essa região durante a disputa do torneio.

Agora, a regra é mais rígida. Estes times que escolherem uma região ficarão "presos" a ela por 120 dias, contados a partir do primeiro dia que disputarem um campeonato ou qualifier nesta região. Este foi o caso do MIBR, que optou por residir na América do Norte e está restrito a disputar seletivas regionais da organizadora no local.

Outra mudança na regra, porém que já vinha sendo utilizada, é o critério de convites do ESL World Ranking. Em alguns campeonatos, a organizadora convida times a partir das suas colocações no ranking mundial e também do ranking regional. O que a regra explica é que os convites serão distribuídos pelo ranking regional e, depois, o mundial. Este já foi o sistema utilizado nos convites para a IEM Katowice.

A ESL anunciou também a mudança no dinheiro disponível do overtime. Antes, cada jogador começava a prorrogação com $16 mil, porém a quantia sofreu uma redução para $12,5 mil. No qualify sul-americano da IEM Brazil, a novidade já estava em prática. Em seus torneios, a BLAST também usa $12,5 mil. Já nos Majors, a quantia é de $10 mil inicial - como foi no IEM Rio Major.

O regulamento também esclareceu como fica a situação de um jogador que almeja disputar torneios de datas próximas por times diferentes. A ESL escreveu que considera que o acordo entre times e jogadores começa dois dias antes do primeiro jogo.

Portanto, gora é liberado que um jogador atue por um time diferente desde que a última partida pelo time anterior tenha acontecido há, pelo menos, dois dias da primeira partida com a nova equipe.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.