17ª edição da EPL tem recorde de brasileiros
Recém reformulada, a ESL Pro League vai ter um número recorde de times brasileiros. O torneio que começa em fevereiro vai contar com cinco times do país entre os 32 participantes.
O Brasil vai ser representado por FURIA, paiN, Imperial, 00Nation e MIBR na ESL Pro League S17. Os times conquistaram a classificação para a liga de maneiras diferentes. Parceira da ESL, a FURIA estava garantida, enquanto a paiN ganhou a vaga por ser campeã da ESL Challenger Melbourne.
Já o trio restante precisou passar pelas qualificatórias. Imperial e 00Nation ficaram com as vagas da EPL Conference sul-americana, e o MIBR se classificou via seletiva norte-americana. A ATK, que venceu o time capitaneado por Raphael "exit" Lacerda, também compõe a lista de participantes da Pro League.
Em edições anteriores, o número máximo de times que o Brasil emplacou em uma Pro League foi três. O país teve três representantes na 8ª, na 9ª na 13ª temporada.
Embora tenha conseguido mais representantes nestas edições, o Brasil não saiu com o título em nenhuma delas. Foi na 3ª e na 6ª temporada que Gabriel "FalleN" Toledo e companhia ergueram o troféu presencial sobre G2 e FaZe, respectivamente.
Inclusive, FalleN e Marcelo "coldzera" David vão voltar a disputar uma EPL por um time brasileiro pela primeira vez depois de três anos. Coldzera defendeu o MIBR na 9ª edição, enquanto o Verdadeiro esteve presente também na 10ª temporada.
A dupla bicampeã de Major e bicampeã de EPL vai estar separada na próxima edição da Pro League. FalleN defenderá a Imperial, enquanto coldzera atuará pela 00Nation.
A EPL S17 acontecerá entre os dias 22 de fevereiro e 26 de março com 32 equipes. A premiação total é de US$ 850 mil (mais de R$ 4,4 milhões), além de classificar o campeão para a IEM Cologne.