Após polêmica, MIBR declara residência no NA
Colocado na parede para escolher entre competir na América do Norte ou na América do Sul, o MIBR decidiu por fixar base na parte de cima do hemisfério. Por conta disso, segundo o Dust2.us, o time brasileiro está confirmado na próxima edição da ESL Challenger League (ECL).
O site informa que a organização decidiu por permanecer na América do Norte devido aos laços que já possui com a região e a possibilidade de se classificar para a ESL Pro League via ECL, liga a qual venceu duas temporadas em 2022 e é o atual campeão. O clube teve a oportunidade de escolher em qual cenário competiria na temporada que se inicia.
A participação do MIBR na ECL Season 44 norte-americana foi colocada em xeque ainda em 2022, quando, em resposta a um tópico no Reddit, o vice-presidente sênior da ESL FACEIT, Ulrich Schulze, afirmou que o time brasileiro corria o risco de não competir na região caso mantivesse a América do Sul como residência.
Na época, o executivo informou que a razão pela qual o time estava disputando a liga norte-americana era uma exceção dada pela organizadora. Em resposta à própria Dust2.us, Ulrich Schulze disse: "Se eles residirem na América do Sul em 2023, não poderão jogar a ECL. Se residirem na América do Norte, eles podem".
Em 2022, o MIBR foi campeão das Season 40 e 43 da ECL. Ambos os títulos levaram o time à EPL Conference, torneio classificatório para a Pro League. A EPL Conference Season 17, inclusive, será o primeiro compromisso da equipe no ano já que acontecerá ainda neste mês.