ESL reformula Pro League, sobe número de times e garante sul-americanos
Principal liga de CS:GO do mundo, a Pro League terá um novo formato no próximo ano. A ESL anunciou nesta quarta-feira uma série de mudanças para a liga em 2023, que incluem a expansão de 24 para 32 times, representação mínima das principais regiões, diferente método de classificação, diminuição de duração e mudanças na transmissão.
A maioria dessas modificações serão aplicadas já na 17ª temporada, que começa em fevereiro. A única mudança que fica para a 18ª temporada, na segunda metade do ano, é a extinção da EPL Conference.
A principal mudança fica por conta do aumento de times. Para a atual temporada, os 15 times parceiros, como a FURIA, vão se juntar a três times que obtiveram a vaga via ESL World Ranking e três convidados que venceram eventos Challenger, incluindo a paiN, que originalmente disputaria a EPL Conference. A lista será completa por outros 11 times que vêm da Conference, que agora será regionalizada e online. Veja:
Astralis (time parceiro)
BIG (time parceiro)
Complexity (time parceiro)
ENCE (time parceiro)
EG (time parceiro)
FaZe (time parceiro)
Fnatic (time parceiro)
FURIA (time parceiro)
G2 (time parceiro)
Heroic (time parceiro)
MOUZ (time parceiro)
NAVI (time parceiro)
NIP (time parceiro)
Liquid (time parceiro)
Vitality (time parceiro)
Movistar Riders (ESL Challenger)
Outsiders (ESL Challenger)
paiN (ESL Challenger)
Cloud9 (ranking mundial da ESL)
OG (ranking mundial da ESL)
Spirit (ranking mundial da ESL)
EPL Conference EU
EPL Conference EU
EPL Conference EU
EPL Conference NA
EPL Conference NA
EPL Conference SA
EPL Conference SA
EPL Conference AS
EPL Conference AS
EPL Conference OCE
EPL Conference OCE
Com o aumento de equipes, a disputa também contará com um novo formato, com os times divididos em quatro grupos de oito e um formato de eliminação dupla e repescagem, com os quatro melhores de cada chave avançando para os playoffs, disputados em eliminação única.
Após as mudanças, a 17ª temporada da Pro League teve sua duração reduzida em uma semana, com os jogos marcados para acontecer entre os dias 22 de fevereiro e 26 de março em Malta.
Diretor sênior do ecossistema de games na ESL, Shaun Clark falou sobre as novidades anunciadas para a ESL Pro League e os objetivos que a empresa almeja alcançar com as mudanças.
"Durante 2022, estávamos analisando a situação da ESL Pro League e tentando fazer mudanças positivas no produto. Nossas três prioridades foram adicionar partidas mais significativas, acomodar uma representação maior e mais global dos times e melhorar a experiência das transmissões. Acreditamos que essas mudanças, que ainda têm mais por vir, nos botam no caminho certo".
Comissário da ESL Pro League, Alex Inglot também comentou o novo formato da ESL Pro League e afirmou que o desejo é ter um produto mais divertido e atraente, além de jogos mais dramáticos.
"Com o espírito de colaboração que caracteriza o Louvre Agreement, e o desejo de continuar melhorando os eventos e o ecossistema de CS:GO, eu acredito fielmente que apresentamos um novo formato da ESL Pro League que corrobora com isso. Esse novo formato não injeta somente mais tons de drama e perigo nas partidas, porém significa também que mais times vão competir na fase de grupos e nos playoffs. Assim que finalizarmos e mostrarmos as novas produções durante os jogos, tenho certeza que a EPL vai ser mais atraente e divertida".
The Last Conference
A próxima, e última, edição da Conference também passará por mudanças. Ela será regionalizada e disputada online na semana de 16 de janeiro. No total, 11 vagas na Pro League serão distribuídas, sendo três para Europa, duas para América do Sul, duas para América do Norte, duas para Ásia e duas para Oceania.
A competição da América do Sul contará com três participantes, incluindo as já classificadas Imperial e 00Nation e mais uma equipe que será definida por meio de uma seletiva que não teve os detalhes revelados. A Case, que garantiu sua vaga pelo Masters España, brigará por uma das vagas na Europa, enquanto o MIBR disputará a vaga pela América do Norte. Confira os participantes:
Europa
Falcons (Challenger League S41)
9INE (Challenger League S42)
forZe (Challenger League S43)
Eternal Fire (National Championship Turquia)
Endpoint (National Championship Reino Unido)
Sprout (National Championship Alemanha)
Permitta (National Championship Polônia)
Case (National Championship Espanha)
HEET (National Championship França)
Genk (National Championship Bélgica/Holanda/Luxemburgo)
Babos (National Championship Suíça)
Partizan (RES Adriatic League)
SAW (Master League Portugal)
América do Norte
ATK (Challenger League S41)
MIBR (Challenger League S42)
Nouns (Challenger League S43)
América do Sul
00Nation (National Championship Brasil)
Imperial (ESL Challenger Melbourne)
Seletiva sul-americana
Ásia
Rare Atom (Challenger League S41)
Lynn Vision (Challenger League S42)
IHC (Challenger League S43)
Oceania
Grayhound (ANZ Champs S2)
Rooster (ANZ Champs S2)
Seletiva da Oceania
Da 18ª temporada em diante, os times vão se classificar direto para a Pro League, sem necessidade de jogar a Conference. A divisão será semelhante à utilizada na 17ª temporada. Confira:
15 times parceiros
3 times classificados via Ranking Mundial da ESL
2 times classificados via ESL Challenger
4 times classificados via Europa
2 times classificados via América do Norte
2 times classificados via América do Sul
2 times classificados via Ásia
2 times classificados via Oceania