jabbi comemora vitória e exalta torcida: "É muito bom estar aqui"
A Heroic bateu a Liquid e se junta à lista dos cinco primeiros times classificados aos playoffs do IEM Rio Major. Depois da vitória sobre os norte-americanos, Jakob "jabbi" Nygaard conversou com a Dust2 Brasil sobre o avanço para o mata-mata do mundial.
"A sensação é muito boa. Foi um jogo difícil contra a Liquid, eles jogaram um CS muito bom e tivemos problemas em fechar, mas conseguimos fazer isso no final. É ótimo fazer isso e mal posso esperar para jogar na frente de cinco vezes mais pessoas do que temos aqui. Vai ser louco".
Os dinamarqueses começaram a série com vitória ao vencerem a Vertigo sobre a Liquid. No entanto, a Heroic não conseguiu manter o nível de jogo e sofreu o empate na Mirage após ser dominada pelos norte-americanos.
Jabbi comenta que a Heroic aprendeu com os erros dos últimos jogos e conseguiu melhorar na Vertigo. Já sobre a Mirage, o jogador elogiou a Liquid e também falou que a Heroic não estava com o mental alinhado durante o mapa.
"Ficamos um pouco estressados nos afterplants na A, acabamos pegando muito o bomb porque o nitr0 estava jogando retake, mas eles também são muito bons em fazer coisas que nos impedem de plantar a bomba, spammando do L pela smoke por exemplo. Foi bem jogado por eles, mas também estávamos estressados em várias situações", avaliou.
Depois de sofrer o 11-4 no fim do primeiro half na Mirage, foi a Heroic quem aplicou este placar na Overpass. Porém, a Liquid diminuiu a distância e empatou o placar, mas parou por aí. Os dinamarqueses voltaram a pontuar e fecharam o mapa.
"Me senti muito bem. Foi um grande alívio, nos classificamos, não chokamos, tudo aconteceu no jogo, foi perfeito", disse.
Torcida dividida
Na maioria dos jogos sem brasileiros, a torcida presente no Riocentro escolhia uma equipe e quase que de forma unânime a apoiava. Não foi o que aconteceu no jogo entre Liquid e Heroic.
Durante toda a série, uma parcela de fãs apoiou os norte-americanos enquanto outra parcela torcia pelos dinamarqueses. Capitão da Heroic, Casper "cadiaN" Møller chegou a comemorar um round junto dos brasileiros que o apoiavam e puxou aplausos para a equipe depois do bom half na Overpass. Jabbi falou sobre como sentiu a torcida durante a partida.
"Eu estou tão focado quando jogo... obviamente eu posso ver os torcedores com as letras da Liquid, mas não foi algo que entrou na minha mente. Foi bom ouvir quando estávamos indo bem e vencendo rounds, a torcida também estava ficando hypada, então o sentimento foi muito bom. Ninguém pode dizer que a torcida fez a diferença hoje, porque foi 50/50".
Com a ida aos playoffs, a Heroic vai jogar na Jeunesse Arena, que certamente terá ainda mais público do que no Riocentro. Este fato anima jabbi, que espera ouvir ainda mais barulho dos brasileiros e também conquistar a torcida local.
"Eu acho que muitos brasileiros gostam da gente. Desde o jogo da Cloud9, eu não lembro se ele estava com a bandeira, mas a recepção foi calorosa desde o começo. As pessoas escrevendo coisas para o nosso Instagram desde que chegamos ao estádio, são pessoas de coração quente, ou algo assim. É muito bom estar aqui".
"Se conseguirmos algumas pessoas para torcer por nós na arena, vai ser muito grande. Os fones que temos ali... às vezes dá para ouvir por eles quando está muito barulho, com cinco vezes mais gente vai ser muito mais barulhento, e estou ansioso para isso", continuou.
Queda de gigantes
Atual campeã mundial, a FaZe foi eliminada do IEM Rio Major, assim como a Vitality que era uma das favoritas ao título. Além disso, a NAVI está 2-2 e vai jogar a partida decisiva nesta terça-feira. A queda desses gigantes aumenta a confiança de jabbi.
"Sim, com certeza (ficamos mais confiantes no título). Mostra o quão brutal que o CS é. A FaZe está eliminada e acho que eles não jogaram tão mal, foram duas derrotas no primeiro dia em MD1 e depois eles estiveram apagados no segundo dia. É assim que a vida é. Mas acho que a NAVI vai se classificar amanhã. Vitality está tendo alguns altos e baixos, quando os enfrentamos tivemos bons planos e conseguimos fazer muita coisa, portanto não estava assustado de jogar contra eles", declarou.
Das cinco classificadas, a Heroic teve vitórias convincentes em md1 contra duas destas equipes: fnatic e Outsiders. O bom retrospecto contra estes times garantidos aos playoffs também é um fator que aumenta a confiança do jogador.
"Nós tivemos vitórias convincentes contra dois dos quatro times que já estão confirmados nos playoffs, mas não acho que enfrentaremos eles. Imagino que a gente vá enfrentar algum time do 3-2 por conta do nosso score. Mas seria divertido talvez enfrentar meu ex-companheiro de equipe, nicoodoz".