ARCTIC é uma organização em crescimento no CS:GO brasileiro (Divulgação/ARCTIC)

Após acusação de racismo, ARCTIC afasta dois

Organização disse que busca aprendizado para promover ações contra o preconceito

Acusada de racismo ao reproduzir um vídeo nas redes sociais em que ironiza o preconceito racial, na última semana, a ARCTIC voltou a tocar no assunto nesta quarta-feira ao comunicar o afastamento de dois nomes ligados à comunicação, o CEO Marco Castellari e Jorge Alves, sócio e diretor de marketing da organização.

Em comunicado no Twitter, a ARCTIC garantiu que "não se limita à opinião das duas pessoas envolvidas na aprovação dessa postagem e, em razão disso, fizemos uma apuração interna de responsabilidade, e realizamos o afastamento do Jorge Alves e do Marco Castellari de suas funções relacionadas a comunicação da ARCTIC".

A organização informou ainda que está "em contato com pessoas e organizações com propriedade no assunto para abordar o tema, trazer palestras e criar conteúdo para conscientização interna e, a partir daí, promovermos ações que contribuam para o combate ao preconceito".

A ARCTIC finalizou a nota dizendo que, "como organização, nascimentos para competir e contribuir para o crescimento e profissionalização do esporte, e esse tipo de conteúdo vai na contramão do que idealizamos e acreditamos. Portanto, iremos reformular nossa forma de comunicação de modo a transmitir nossos valores".

Relembre o caso

No dia 25 deste mês, a ARCTIC publicou o vídeo no Twitter e no Instagram que rapidamente repercutiu negativamente na comunidade. Apesar de ter apagado o conteúdo, ele foi reproduzido por importantes influenciadores, como Levi Kaique Ferreira, que, no Twitter, disse: "vocês acham que racismo é brincadeira?".

Apesar da chuva de críticas, nomes ligados a ARCTIC ironizaram as reclamações, como Jorge Alves e Vinicius Bitzer, COO da Brasil Bitcoin, a dona da organização. Em resposta ao próprio Levi, o executivo disse que "o chororô de vocês está parecendo isso aqui" junto de um vídeo no YouTube.

Horas após a publicação, a então parceria da ARCTIC no CS:GO, INTZ, revelou que se separou da organização. Juntas, as duas vinham disputando as edições deste ano do CBCS como INTZ ARCTIC. A dupla foi campeã do CBCS Elite League Season 1. Apesar da ruptura, ARCTIC segue entre as participantes do CBCS Masters Festival.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.