Frame de vídeo publicado pela Arctic (Imagem: Reprodução)

Após acusação de racismo, INTZ se separa da ARCTIC

Juntas, organizações conquistaram o CBCS Elite League Season 1

Parceiras no CS:GO, INTZ e ARCTIC não estão mais juntas. A ruptura aconteceu nesta quinta-feira após a ARCTIC ser acusada de racismo ao reproduzir um vídeo nas redes sociais em que ironiza o preconceito racial.

A separação foi publicada pela INTZ em nota no Twitter: "A partir de hoje não seguiremos em parceria com a equipe ARCTIC. O clube vai priorizar o planejamento para a modalidade CS:GO e esperamos contar boas novidades para intrépidos e intrépidas".

No comunicado, INTZ disse também que, na organização, "o respeito pela diversidade, equidade e inclusão é um dos pilares mais fortes de nossa cultura organizacional, e atitudes como essa não são toleradas por aqui" e que "a prioridade da INTZ é construir uma comunidade cada vez mais respeitosa, responsável e diversa tanto para a torcida intrépida quanto para o público em geral".

A parceria entre INTZ e ARCTIC foi iniciada em março desde ano, com o objetivo de disputar o CBCS nesta temporada sob o nome INTZ ARCTIC. Juntas, as organizações conquistaram o CBCS Elite League Season 1 e estavam garantidas no CBCS Master Festival.

Ainda não é sabido o que acontecerá com a vaga na competição. À Dust2 Brasil, o CBCS disse que "no momento, vamos nos limitar a informar que o comitê de gestão e o departamento jurídico do CBCS estão analisando a situação e avaliando possíveis penalidades à equipe".

Existe a possibilidade da ARCTIC sofrer perda de 40% dos pontos que possuir por esta pontuação pertencer à INTZ como dona da vaga, conforme diz as regras da competição, à qual a reportagem teve acesso pelo livro de regras.

O vídeo

O vídeo em questão foi publicado nesta quinta no Twitter e no Instagram da ARCTIC. O conteúdo foi apagado pela ARCTIC de todas as redes sociais. Contudo, ele foi reproduzido por importantes influenciadores, como Levi Kaique Ferreira, que, no Twitter, disse: "vocês acham que racismo é brincadeira?" Veja o vídeo:

Apesar do vídeo ter repercutido negativamente na comunidade brasileira, nomes ligados à ARCTIC ironizaram a reclamação. É o caso do COO da Brasil Bitcoin Vinicius Bitzer. A empresa é dona da organização. Em resposta ao próprio Levi, disse que "o chororô de vocês está parecendo isso aqui" junto de um vídeo no YouTube. Jorge Alves, sócio e diretor de marketing da organização, também ironizou.

Resposta do COO da Brasil Bitcoin ao influenciador Levi (Reprodução/Twitter)

Horas após a publicação do vídeo, a organização emitiu um comunicado no Twitter. "Referente ao vídeo recém-postado, gostaríamos de pedir desculpas. Iremos reavaliar a equipe de produção de conteúdo. A ARCTIC não compactua com o racismo ou qualquer tipo de preconceito". A organização ainda fez um adendo dizendo que "os conteúdos publicados não refletem a opinião dos jogadores e staff", escreveu

Alves também pediu desculpa publicamente na rede social e falou sobre o conteúdo publicado pela ARCTIC, dizendo que, "óbvio, que não me orgulho do conteúdo publicado. Toda a estrutura de criação de conteúdo será revista, como já adiantada na página da ARCTIC. Aprendi muito com os comentários".

Os jogadores da ARCTIC também se pronunciaram sobre o ocorrido. Allan "history" Lawrenz escreveu que ele e os companheiros não têm "envolvimento com o social media da ARCTIC, e a staff está tomando medidas. Mesmo não tendo esse envolvimento, sinto que devo desculpas por esse tipo de conteúdo e provocação".

Gabriel "ponter" Amaral fez o mesmo, dizendo que, "infelizmente, ocorreu um episódio bem triste e me senti no dever de vir me posicionar e me explicar para todos que gostam e acompanham meu trabalho: nós, jogadores da ARCTIC, não temos envolvimento algum e tampouco compactuamos com qualquer tipo de discriminação e/ou preconceito".

Leia também

#1(Com 0 respostas)
26 de agosto de 2022 às 00:23
jvfxd
O engraçadão desse Jorge ai "peidou" quando viu que a merda foi grande. Esse post dele ai e nada é a mesma coisa. Foi dar uma de engraçadão, perdeu dinheiro, gente otária assim tem que se fuder mesmo.
#2(Com 0 respostas)
26 de agosto de 2022 às 10:59
EspecialistadoChat
Quando vejo comentários como esses dos donos da artic fico sempre na dúvida se a pessoa é mal-intencionada, ou só burra mesmo. Talvez seja os dois.
#3(Com 0 respostas)
26 de agosto de 2022 às 16:34
DenverS
Simplesmente se ferraram grandão
Você precisa estar logado para fazer um comentário.