ESL divulga local do RMR Americas
Acabou o mistério. Depois de semanas de especulação, a ESL revelou que realizará o RMR americano, campeonato que dá seis vagas para o IEM Rio Major, em Estocolmo, na Suécia.
A informação foi publicada nesta terça-feira. Batizada oficialmente de IEM Road to Rio, o campeonato será realizado entre os dias 5 e 9 de outubro nos estúdios da ESL.
No total, serão seis vagas para o Major do Rio. O time que vencer a disputa obtém o status Legend e vai direto ao Legends Stage. Quem ficar na 2ª e 3ª colocação obtém status Challenger e vão ao Challenger Stage com os melhores seeds. Entre 4º e 6º, o status disponível é o Contender, que dá vaga no Challenger Stage com os seeds inferiores.
O fato do RMR ser disputado na capital sueca tranquiliza os brasileiros. A possibilidade da competição ser sediada nos Estados Unidos ganhou força nos bastidores e chegou até o público na semana passada, gerando comoção.
Isso porque a fila de espera pela obtenção de vistos de entrada no país para os brasileiros tem sido muito grande, superando um ano em alguns consulados, o que faria com que jogadores que ainda não tem o documento teriam seu acesso dificultado ou inviabilizado.
Para países do Acordo de Schengen, como a Suécia, não há necessidade de visto para os brasileiros em estadias de até 90 dias. Outros países da região, como Chile, Uruguai e Argentina também estão isentos da necessidade do documento.
Em nota, a ESL afirmou que a escolha pela capital sueca se deu porque todos os times "podem se beneficiar de uma localização familiar e evitar os significativos atrasos em processos de aplicação de vistos obtidos por muitos países, incluindo os Estados Unidos, que poderia ter comprometido sua participação".