"É possível conquistar a vaga", declara SHOOWTiME
A HUMMER, ex-São Caetano, terá um calendário recheado de torneios na Europa entre a segunda metade e o começo de julho. A equipe vai disputar a ESL Pro League Conference, na Suécia, e a ESL Challenger Valencia, na Espanha. A presença nestes torneios após bons resultados nas seletivas deixa a equipe com um ótimo status: o de melhor time residente na América do Sul, opina Gustavo "SHOOWTiME" Gonçalves.
"Cada conquista nossa a gente celebra muito porque sabemos que é difícil, o cenário no Brasil está muito nivelado. Conseguimos três vagas internacionais no primeiro semestre, é muita coisa, coloca a gente como a melhor equipe residindo no SA. A 9z disputou o major, tiveram oportunidades de jogar qualificatórios lá fora e não jogaram, então acho que somos o melhor time sim, exceto os times que jogam lá fora. Por mais que tenha sido difícil, os qualificatórios foram bem pegados, mas conseguimos dominar, manter o nível e constância para conquistar essas vagas", disse o jogador em entrevista à Dust2 Brasil.
Para fechar o primeiro semestre com chave de ouro, a HUMMER quer a vaga na ESL Pro League 16. Os brasileiros disputarão a EPL Conference entre os dias 16 e 20 de junho na briga com 16 times por seis vagas no torneio principal.
"Tivemos seis meses muito bons e sabemos que é possível conquistar uma dessas vagas. Tem bons times neste campeonato, mas não é impossível. O fato de serem só partidas MD3 é bom para a gente porque nos damos bem em séries assim, nos sentimos mais confortáveis e temos menos dificuldades do que em MD1. Estamos confiantes", disse SHOOWTiME.
A confiança de SHOOWTiME tem um motivo especial para ser ainda maior. Pela Immortals, em 2016, o jogador venceu a DreamHack ZOWIE Open Summer na mesma arena que acontecerá a EPL Conference, ao bater a NiP por 2 a 0 na decisão.
"Isso foi até algo que eu brinquei com os meninos. Poder voltar aqui para disputar mais um campeonato, depois de seis anos, me deixa muito feliz. Eu gosto muito de viajar, conhecer lugares novos, ter oportunidades de jogar campeonatos em países que nunca fui. É nossa primeira vez aqui na Espanha, por exemplo. Depois vamos voltar para disputar a ESL Challenger Valencia. A vibe desses campeonatos em LAN não é a mesma coisa dos torneios online".
"Não é fácil jogar esses campeonatos internacionais, ainda mais para uma equipe que reside no SA. Graças à HUMMER, temos uma estrutura muito boa de sempre poder fazer bootcamp, já é o nosso segundo em menos de quatro meses de organização. As equipes que moram aqui estão sempre em constante evolução, e acho que conseguimos uma coisa muito boa que foi chegar no top 40 do mundo. Pode não parecer muito, mas para uma equipe do SA, sem muitas oportunidades fora, é bem bacana. Nós não criamos expectativas de morar fora, sabemos uqe se for pra ser, nossa hora vai chegar".
A estreia da HUMMER na EPL Conference será contra a Sprout. A partida será MD3 e está agendada para acontecer na próxima quinta-feira às 11h. Quem vencer, ficará a uma série da vaga na ESL Pro League. SHOOWTiME reconhece a importância e a dificuldade do duelo.
"Pela tabela winner, é o caminho mais curto, não que vá ser o mais fácil. Não tem partida tranquila nesse campeonato, tem vários times do mesmo nível, só uma ou outra que estão mais acima. Vai ser bem complicado porque a Sprout está sempre disputando os campeonatos, tem uma certa experiência, mas não vai ser um bicho de sete cabeças. Já tivemos e vamos ter jogos piores, o campeonato em Valência tá mais difícil que esse. Estamos confiantes, vamos fazer o nosso e o resultado vai ser consequência", decarou o jogador.
Lineup quase intacta
Desde julho de 2021, quando ainda defendia a Imperial, SHOOWTiME joga ao lado do mesmo trio de jogadores. A única mudança no elenco foi a saída de João "horvy" Horvath, que precisou deixar os companheiros depois do quinteto ser dispensado pela Imperial por não ter residência no Brasil e precisar das estruturas de uma organização para viver no país.
Quem preencheu a vaga em aberto na equipe foi Daniel "Danoco" Morgado, que se juntou ao time em janeiro. SHOOWTiME valoriza o elenco quase intacto.
"A gente não tem esse negócio de querer ficar mudando de lineup, tem que dar tempo ao tempo, a não ser que aconteça alguma coisa que foge dos nossos controles como um problema interno - o que faz parte do CS. A galera às vezes não entende que isso é normal, convivemos mais com o time do que familiares, então às vezes fazemos uma mudança não pelo time estar mal, mas porque (o clima) influencia"
"Na nossa última lineup, com o horvy, a gente fez um bootcamp, voltamos para o Brasil e não estávamos passando de nenhum open qualify. De repente, emendamos três campeonatos no final do ano, veio o resultado. Quando for para acontecer (a mudança), provavelmente vai ser por necessidade, não por conta do jogo em si, mais por alguém que deixou a peteca cair. A gente sabe que conseguimos os resultados com essa lineup, então por que, caso a gente pegue uma maré ruim, não vamos conseguir fazer dar certo de novo? Só se vier algum problema, mas de resto a gente segue firme para o restante da temporada", continuou.
IEM Rio Major: um sonho que não poderia ser melhor
Com 25 anos, SHOOWTiME ainda não disputou um major de CS:GO. O jogador disputou o RMR para o PGL Major Antwerp, mas caiu com o recorde 2-3. A próxima oportunidade de disputar um mundial será no segundo semestre de 2022, nas seletivas para o IEM Rio Major.
"Todo major é o principal foco dos jogadores, mas claro que aumenta esse foco quando é no Brasil. O único que disputou um major no nosso time foi o zqk, então é o sonho de todos nós disputar um mundial e o dele é de voltar a um. Pode ter certeza que vai ser nosso principal objetivo esse ano, ainda mais sendo em casa. Talvez levar a família, seria um sonho. Nem no meu melhor sonho eu imaginava uma coisa dessa. Vamos lutar bastante por essa vaga, não é facil, cada vez mais vai ser bem difícil porque tem muitas equipes boas surgindo, o cenário está em constante evolução, mas estaremos nesse bolo buscando a vaga".
Mudança de efeito irrisório
No final de maio, a São Caetano decidiu alterar o nome da equipe de esports para HUMMER. A mudança se deu porque Manoel Sabino Neto, presidente do São Caetano, foi preso pela Polícia Civil em uma investigação de suposto esquema de lavagem de dinheiro em São Paulo. SHOOWTiME falou da reação do time com a notícia.
"Foi um choque para todo mundo. A organização tinha o direito de utilizar o nome da São Caetano, (em um modelo) igual diversos times de futebol usam no cenário de esports. Mas foi um choque. Fomos pegos de surpresa, tanto que nem deu tempo dos nossos uniformes ficarem prontos ainda, vamos com o que dá para o campeonato. Recebemos essa notícia poucos dias antes de viajarmos para cá e estava tudo certo já. Precisamos fazer mudanças, falar com as organizadoras dos campeonatos, e o rebranding foi feito às pressas. Teve gente perguntando até se o perfil da São Caetano havia sido hackeado. Isso deu uma prejudicada na marca da org, que está fazendo um bom trabalho".
"Não mudou nada, foi só a alteração de nome porque ninguém quer ter o nome vinculado com esse tipo de coisa. Agora seguimos como HUMMER e torço para que consigamos fazer a organização crescer e eles continuem nos ajudando a evoluir, como já fazem com o bootcamp. Eles sempre fornecem uma estrutura bem bacana para nós, não mudou nada", finalizou.