FalleN em disputa do Major da Antuérpia

FalleN sobre bug: "ESIC poderia sancionar a PGL"

Jogadores da Imperial se pronunciaram sobre problema ocorrido no duelo contra G2

O 7º dia do PGL Major Antwerp 2022 começou com a confirmação de que Ilya "m0NESY" Osipov utilizou um bug envolvendo a smoke durante a vitória da G2 contra Imperial. Quase um dia após a partida, após ciência do ocorrido, os jogadores brasileiros se pronunciaram nas redes sociais. Gabriel "FalleN" Toledo levantou a possibilidade da Esports Integrity Comission (ESIC) sancionar a PGL.

"Que pena que os administradores não bloquearam o bug quando tiveram a chance. A ESIC poderia sancionar a PGL. Como eles não deixam a Valve saber disso?", escreveu o Verdadeiro no Twitter.

Manager do time, Cleber "Ferrer" Ferreira também foi duro na declaração: "Decepcionado com tamanha passividade e omissão", disse. Já Fernando "fer" Alvarenga se mostrou triste com o ocorrido. "Acabei de ver o bug da smoke do m0NESY. Que bad perder assim", disse.

Vinicius "VINI" Figueiredo foi o integrante da Imperial que mais interagiu em publicações relacionadas ao bug da smoke. Logo quando a polêmica surgiu, foi irônico: "Então, eu não errei a minha smoke", escreveu.

Horas depois, quando a PGL comunicou que não iria proibir o uso do bug, VINI se mostrou incrédulo com a decisão e, retuitando a publicação da organizadora do mundial, perguntou se um acordo de cavalheiros entre os times poderia ser feito - o que acabou acontecendo.

No Legends Stage, Imperial estreou com derrota para BIG e também perdeu para G2, no sábado. Neste domingo, a equipe brasileira duelará pela permanência na competição contra Bad News Eagles em confronto previsto para começar às 13h15 (de Brasília)

O bug

A utilização do bug da smoke por m0NESY foi revelada ainda na noite de sábado e, rapidamente, viralizou na comunidade mundial. O problema ocorre quando uma smoke é alinhada em outra em certas posições em pelo menos três mapas, permitindo a existência de uma brecha invisível. Além da Mirage, pelo menos duas versões do bug apareceram na Overpass e Dust2.

Protagonista da polêmica, o jovem jogador russo se pronunciou antes mesmo da PGL revelar a própria decisão. Segundo m0NESY, ele e a G2 questionaram juízes da PGL sobre poder usar tal smoke ainda no RMR europeu.

"Perguntamos aos admins se poderíamos usar as smokes, e eles liberaram", escreveu m0NESY no Twitter.

Repercussão negativa

A decisão da PGL não agradou à comunidade do Counter-Strike. No próprio Major, as equipes que ainda estão na disputa concordaram em não usar o bug da smoke..

Além disso, tanto jogadores que estão em Antuérpia, Béglica, disputando o mundial, como aqueles que não se classificaram, direcionaram duras críticas à organizadora do campeonato.

A lenda polonesa Wiktor "TaZ" Wojtas afirmou que a decisão da PGL não faz sentido: "Isso pode prejudicar o torneio", escreveu. Líder da FaZe, Finn "karrigan" Andersen disse que uma correção precisa ser encontrada rapidamente porque "Não pode ser legal usar, propositalmente, outra smoke para criar um bug que você veja através da fumaça".

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.