Troféu da IEM Dallas 2024

Com conflito, ESL vai multar times atrasados para IEM Dallas

Organizadora esclareceu questões envolvendo seu campeonato e a PGL Astana

A PGL Astana acaba no dia 18 de maio, e a IEM Dallas começa no dia 19 do mesmo mês, e cinco equipes vão disputar ambos os campeonatos, causando um possível conflito de datas. A ESL publicou nesta quinta-feira uma nota esclarecendo algumas questões em relação à esse conflito entre os dois torneios, e afirmou que os times que se atrasarem serão multados. As multas por atrasos já estão estabelecidas nas regras da ESL, e não são exclusivas apenas deste campeonato.

FURIA, G2, Eternal Fire, The MongolZ e Gamer Legion vão disputar os dois campeonatos, e os quatro melhores times da PGL Astana, que acontecerá no Cazaquistão, terão menos de 24h para percorrer a distancia de 10.603 km, até Dallas, nos Estados Unidos.

A ESL começou a nota dizendo levando em consideração o novo cenário competitivo de Counter-Strike em 2024, a organizadora está fazendo esforços para tentar acomodar, sempre que que possível, os times para que eles não percam oportunidades.

A organizadora afirmou que quando os times perguntaram se poderiam participar da IEM Dallas e na PGL Astana, eles comunicaram que não acreditavam que seria possível jogar ambos e chegar em Dallas a tempo do começo do campeonato. Porém, os times apresentaram um plano de viagem que faria com que eles chegassem em Dallas a tempo de jogar o campeonato, mas a ESL afirma que esse plano não é ideal para nenhuma das partes, mas que deixaria que os times disputassem os dois torneios.

A ESL ainda afirmou que a situação está longe do ideal, e que por ser o segundo evento, correm o risco de caso algum voo atrase, que o time dê W.O, que atrapalha o campeonato em vários quesitos. A organizadora afirmou que mesmo com esses riscos, está autorizando que os times joguem os dois campeonato para apoiar a transição para um ecossistema de torneios mais aberto, mas que espera não ter essa situação no futuro.

Voos e multas

De acordo com a ESL, os times que forem eliminados da PGL Astana ainda na fase de grupos ou nas quartas de final chegaram em Dallas no dia 17, ou seja, na data correta estipulada pela organizadora. Já os quatro melhores times, que forem até as semifinais, só vão poder deixar Astana às 2h14 da manhã do dia 19, o voo terá uma parada em Istambul, e os times vão chegar em Dallas às 12h45 no dia 19 de maio.

Dessa forma, os times vão perder o media day, que é obrigatório, e assim vão receber uma multa de US$ 4 mil, além de ter uma redução de 5% na premiação que receberá durante o campeonato. Já a multa por não chegar no dia agendado pela organizadora será dispensada com base na exceção concedida quando o time está participando de outro evento em LAN tier 1. Essa multas já estão estabelecidas nas regras gerais de Counter-Strike da ESL, e não são exclusivas para este campeonato.

A ESL ainda afirmou que está trabalhando junto da PGL para coordenar os voos de Astana até Dallas, e que as duas organizadoras vão dividir os valores desses voos para todos os times que vão disputar os dois campeonatos.

Agenda de jogos e seeds

As seeds do campeonato serão definidas no dia 6 de maio, e os confrontos serão definidos neste dia. Já os horários dos jogos serão definidos no dia 16 de maio, depois que as quartas de final da PGL Astana tenham terminado. A ESL também adiou o horário do começo do campeonato por uma hora, para tentar diminuir a chance de W.Os.

Caso um ou dois times que vão disputar a IEM Dallas fique entre os quatro melhores da PGL Astana, os mesmos chegariam no Texas no dia que a IEM Dallas começa e assim esses times serão colocados para jogar no último horário disponível neste dia. Se mais de dois times chegarem às semifinais do campeonato da PGL, os times serão colocados no penúltimo e último horário do dia na IEM Dallas, e será usado um sorteio para decidir qual ficará com qual horário.

W.O

Os times precisam estar no estúdio da ESL 50 minutos antes do horário de seus jogos, penalidades em caso de atrasos estão de acordo com as regras gerais de Counter-Strike. Será estabelecido W.O no primeiro mapa da partida 15 minutos depois o horário estabelecido para o começo do jogo. Caso o atraso for de 30 minutos, será estabelecido W.O na série toda.

Em caso de desistência, as equipes cairão para a lower bracket do grupo designado, e os cenários de desistência acima serão aplicados novamente na próxima partida, no dia seguinte.

Para finalizar a nota, a ESL afirmou que os times podem entrar em contato com a organizadora pedindo para chegar um dia depois da data estabelecida, por exemplo no media day, se estiverem participando de outra LAN tier 1. Porém, a organizadora vai avaliar os pedidos e que não deve aprovar todos para que não afete o campeonato.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.