biguzera após derrota: "O CS é um jogo básico, só que tem que ser o básico bem feito"
A paiN desperdiçou a primeira chance de se classificar para o main event da IEM Katowice. A equipe brasileira perdeu por 2 a 0 para a Gamer Legion e de acordo com o capitão do time, Rodrigo "biguzera" Bittencourt, a paiN perdeu por ter errado as coisas básicas do CS.
Em entrevista à Dust2 Brasil, biguzera falou que a paiN perdeu por estar abaixo em tudo, seja mira ou tomada de decisões.
"Questão de mira, muito abaixo, questão de tomar decisão, muito abaixo, clutch muito abaixo. Acho que estava tudo muito abaixo e o deles estava muito acima. Não conseguimos trocar tiro, não conseguimos tomar a melhor decisão e acabou que a confiança foi lá pra baixo.
biguzera também explicou quais foram os erros básicos cometidos pelo seu time, que causaram a derrota.
"Trocar tiro quando não tem que trocar, valorizar a vida quando tem que valorizar. O CS é um jogo básico, eu costumo falar para os moleques, o jogo é muito fácil, é um jogo básico, só que tem que ser um básico bem feito, quando a gente erra o básico, acaba que acontece isso, perdemos trocação que não tem que perder, perdemos round que não tem que perder. E isso vai começando a afetar durante os mapas. Isso indiscutivelmente afeta todo mundo."
"Quando perdemos um round que é impossível de perder, quando isso vai acontecendo, a nossa cabeça vai indo para baixo, é inconsciente. Então, não tem como controlarmos isso, é algo que no esporte é assim, não é só no CS. Não podemos errar em momentos que não podemos errar", complementou.
Para biguzera a questão de não conseguir voltar para o jogo mentalmente não é um problema devido a paiN ter muitos jogadores jovens, mas que isso é fruto da personalidade de cada um.
"Acho que isso que não tem muito a ver com idade, é mais personalidade de cada um. Desde que eu comecei no CS, desde novo, sempre tive a mesma mentalidade que eu tenho hoje. Então, acho que isso vai da personalidade de cada um. Uns ficam mais afetados e perdem a confiança mais fácil."
Cerca de duas semanas atrás a paiN enfrentava o mesmo adversário, Gamer Legion, pela BLAST Bounty, mas naquela ocasião a equipe brasileira saiu coma vitória. biguzera falou que ele estava conseguindo ler o jogo do adversário, mas que seu time estava sendo afobado e por errando coisas que não deveriam.
"Eles jogam muito em cima de anti-tático. Eu já tinha falado isso também para os moleques, que eles não cansam de fazer anti-tático, é o jogo inteiro anti-tático, anti-tático, anti-tático, então eu já entendi isso no game deles e eu estava conseguindo ler, só que na hora da execução estávamos sendo afobado, errando coisas, por exemplo, alguém pedia para segurar uma bang em dois segundos, mas ai a pessoa já bangava, e acabava que a execução não saía tão perfeita quanto deveria, detalhes que num todo, em um jogo desse nível fazem muita diferença. São coisas que não podemos continuar errando por afobação. São erros básicos."
O próximo compromisso da paiN será contra o vencedor de Astralis e FlyQuest, e biguzera confessou que não acompanhou os times no campeonato, mas que gostaria de enfrentar o time de Nicolai "device" Reedtz.
"Eu vi só que o MIBR tinha ganho da Astralis, mas com certeza são dois times que estão sempre nesses campeonatos. Queria jogar contra a Astralis, porque nunca jogamos contra eles nesses últimos tempos. FlyQuest já jogamos algumas vezes, mas acho que vai ser um bom jogo, independente de quem vier."