BIT fala sobre nova função no MIBR e aprendizados com nak
Nesse começo de ano Bruno "BIT" Fukuda voltou a ser o treinador principal do MIBR. BIT assumiu a função que vinha sendo feita por Renato "nak" Nakano, e falou à Dust2 Brasil sobre a situação e contou o que aprendeu com nak.
"O nak optou em ficar mais tempo no Brasil com a família dele e isso daí já estava meio que acordado, que ele não ia ficar mais de um ano no time, então meio que já sabiamos que esse movimento iria acontecer", explicou BIT.
"No geral mudou porque o nak é um cara que gostamos que esteja junto, tem muita coisa que eu aprendi com ele, assistindo ele atrás do time e tudo mais. Mas, nós também sempre dividimos muito as funções ali, acabava que fazíamos as coisas muito juntos, então tínhamos dois treinadores, basicamente", disse.
"Era uma sinergia bem legal que tínhamos. Ele faz falta porque todos conhecem ele, todos gostam dele, sabem que ele traz um ambiente muito leve, muito divertido todos os dias, então é uma pessoa que sentimos falta, mas ele escolheu ficar com a família dele e estamos remontando a nossa comissão para seguir em frente", continuou.
Quando ainda era o treinador do MIBR, nak comentou que BIT era muito focado na tática, e que ele ia além disso, fazendo também um trabalho mais para motivar o time. BIT falou que ainda quer evoluir nesse aspecto, e que nak o ajudou nisso.
"É uma coisa que eu me cobro bastante de evoluir, acho que quando eu virei coach, com certeza esse era um dos meus pontos fracos. É uma coisa que eu sempre soube e sempre tentei trabalhar bastante, acho que vendo o nak de fora, todo esse tempo que ele ficou com a gente, foi uma coisa que me abriu bastante os olhos para evoluir nesse quesito", confessou.
O MIBR começou a IEM Katowice com o pé direito, vencendo a Astralis por 2 a 0. Os dois mapas foram disputados, mas a equipe brasileira conseguiu vencer por 16-12 e 13-11.
"O começo foi bem difícil. Acho que essas voltas, principalmente sem jogar muito tempo em LAN, não muito tempo, porque o Major não faz tanto tempo assim, mas tem o player break, tem as férias, aí você treina bastante. Jogamos só uma melhor de três na BLAST, então acho que esse primeiro half ali do jogo, principalmente, ainda estávamos um pouco nervosos. Perdemos um 5x3 ali, que a gente geralmente não perde, porque o stavn estava preso no palácio. Depois perdemos um 2x1 para o cara na liga. O PC do insani travou nesse round."
"Depois disso, começamos a nos adaptar bem, a jogar bem de TR, o drop mandou muito bem nas calls, conseguimos fazer coisas boas, sair um pouco da nossa zona de conforto e ter boas ideias durante o jogo para fazer coisas criativas,. Aí o time meio que embalou", falou BIT.
O jogo foi marcado por muitos pauses técnicos, causados por problemas nos computadores e no servidor.
"Estava 5x3 para eles e o PC do device travou, ficou 4x3 e aí quase ganhamos, mas acabamos perdendo. O PC do insani travou umas quatro ou cinco vezes, e aí estávamos com um pouco de receio de continuar a partida sem saber se o PC teria travado ou não. Demos um pouco de sorte que o PC travou duas vezes no freeze time, então conseguimos dar not live e jogar o round sem ter problemas", contou BIT.
De acordo com BIT, esses pauses atrapalharam o jogo, porque esfriaram o time em momentos importantes.
"O pause no OT foi muito ruim porque não foi um problema de PC, foi da produção, não sei exatamente o que aconteceu. Fizemos os dois primeiros rounds de TR no OT, eles pausam o jogo e dá uma esfriada em uma hora que estamos em um momento muito bom da partida. Isso é muito ruim. Tirando isso, não sabemos exatamente o que aconteceu com o PC do insani, porque ele trocou o SSD, o PC e continuou travando. Por sorte depois parou de travar e ele conseguiu jogar sem problemas."
O MIBR agora vai enfrentar a 3DMAX, valendo a vaga no evento principal da IEM Katowice. BIT acredita que o jogo será bom e que os mapas podem trabalhar a favor do MIBR.
"Jogamos contra eles no Major, em uma fase bem importante, acho que foi uma MD1, não lembro o mapa exatamente, mas eles são um time muito forte, muito criativo. Acho que ganharam da FlyQuest, que é uma equipe que a gente perdeu recentemente. No match-up em geral, eles banem Mirage, o que teoricamente é bom pra nós, mas é um mapa que a estamos treinando bastante, então estamos nos sentindo mais confortáveis e conseguimos ganhar da Astralis, que é um bom time. Os mapas acabam ajudando a gente um pouco, mas eles são um time muito forte."