karrigan cita esforços rumo à 10ª Cologne: "Cancelei aniversário de casamento"
Finn "karrigan" Andersen está classificado para mais um playoffs da IEM Cologne 2024, desta vez com muita emoção. Depois da FaZe chegar a estar atrás no placar por 1-11, o time europeu virou para 16-13 e venceu o mapa decisivo diante da Liquid. À Dust2 Brasil, o capitão falou sobre como foi coordenar o time rumo à virada.
"De alguma forma você tem que ser parte do time para entender como a gente trabalha. Estávamos muito calmos. Primeiramente, estávamos nos divertindo, fazendo brincadeiras, então de repente foi o 12-3 e eu falei, "oh meu Deus, perdemos o primeiro armado". A gente estava muito calmo no TeamSpeak, eles não pressionaram tanto, então sabíamos o que fazer, jogamos muito bem, tivemos multi kills e de alguma forma chegamos no 12-12, que foi quando jogamos melhor."
"Nós ficamos mais calmos quando estamos contra a parede. Eu não posso forçar isso, foram muito caóticas as duas primeiras rodadas no Inferno, mas quando chegamos no Mirage CT side foi muito calmo. Estou feliz por ter sido parte disso e ver como nós mantivemos o foco, mantivemos a compostura, não nos culpamos, não ficamos irritados um com os outros, só rimos porque isso é Counter-Strike e às vezes você perde por 11-1", declarou karrigan.
Tricampeã seguida no início do CS2 no ano passado, a FaZe não vence um torneio desde abril de 2024, quando conquistou a IEM Chengdu. Para Cologne, karrigan decidiu mudar a forma como ele dá as calls dentro da equipe, mesmo que isso afete seu desempenho individual.
"Acredito que isso nos deu um pouco de uma crença de lua de mel. No final, os jogadores precisam comprar o jeito novo que quero jogar. Eu tomei controle e disse "quero fazer deste jeito, vou jogar desse jeito, vou fazer o microgerenciamento, dar calls como se o Frozen tivesse acabado de entrar no time ou temos um complete, porque assim é mais difícil de nos lerem". É uma drenagem mental, sabia que ia afetar minha performance, porém ela já tem sido muito ruim nos últimos três meses, então pensei "por que não tentar algo drástico?".
"Precisávamos de algo para acreditar e um fogo embaixo dos cara, e posso ver como eles estão jogando cada vez melhor e ganhando mais confiança. Se você cria algo novo, uma nova forma de jogar, as pessoas pensam mais, são mais inovadoras. No fim, se resume ao poder de fogo. Ganhamos confiança durante os jogos, e a coisa que eu mais gosto desse torneio até então é o fato de que quatro jogadores nossos tenham estatísticas idênticas. Todo mundo está harmonizado, porém sem ninguém se destacar. No entanto, quando vamos à arena, sempre alguém do nosso time se destaca, o que adiciona um tempero extra no jeito que estamos jogando", seguiu.
A decisão de 8 ou 80 de karrigan se pagou, com o capitão ajudando a FaZe a se classificar para mais um playoffs, desta vez na décima edição da IEM Cologne, com o veterano tendo participado de todas.
"Estou sacrificando muita coisa da minha vida. Tempo com amigos, família, esposa. Antes de Cologne, eu tinha o aniversário de dois anos de casamento e cancelei para jogar 12 horas por dia. Disse para ela que eu não poderia perdoar a mim mesmo se eu viesse para minha 10ª edição de Cologne sem dar meu 100%. Depois acharemos um dia para termos um tempo juntos."
"Ela entendeu completamente, sabe quão competitivo eu sou. Disputei Cologne 10 vezes, venci uma e quero ser campeão de novo. Eu amo competir. Para mim, é um privilégio ser parte dessa jornada que começou 10 anos atrás até onde estamos hoje, com arenas lotadas todas as vezes. O que posso dizer? É um cenário de sonho. Sou parte desta jornada incrível e ansioso para ver como ela vai terminar", finalizou karrigan.
A Dust2 Brasil está cobrindo o evento em parceria com a BC.GAME