Treinador da NAVI avalia FURIA e sugere s1mple a pegar ritmo no tier 3
Vice-campeã da BLAST Premier Spring Final, a NAVI se aproxima de outra decisão. A equipe derrotou a FaZe nas quartas de final da Esports World Cup e avançou à semifinal. Andrij "B1ad3" Ghorodensjkyj, treinador da equipe, celebrou o momento do time.
"O trabalho duro está sendo recompensado. Mas estamos longe do que podemos mostrar porque tivemos um bootcamp muito curto e claramente conseguimos ver espaços onde podemos evoluir. Falamos sobre quantos dias nós precisamos mais para trabalhar em mapas específicos, então ficaremos cada vez melhores e, em Cologne, estaremos muito melhores", disse em entrevista à Dust2 Brasil.
B1ad3 aponta a evolução da NAVI como o fator que tem deixado a equipe mais consistente, com os jogadores sabendo controlar melhor as situações dentro dos rounds, além de mostrarem mais conhecimentos e protocolos no jogo.
Essas características serão importantes para a NAVI tentar vencer a MOUZ na semifinal, que acontece neste sábado a partir de 15h. B1ad3 falou da expectativa para a partida e da importância de estar entre os melhores times dos torneios frequentemente.
"Quando você joga umas quartas de final desse nível, lotada com os melhores times, tudo pode acontecer. Pudemos ver quão apertado foi contra a FaZe e, se não fosse eles, seria a Vitality, que também seria um jogo próximo. Contra a MOUZ também deve ser um jogo apertado, porém com certeza temos chances de vencer."
"Chegar à semifinal é o melhor "resultado mínimo" para a gente. Essas conquistas estão mostrando que estamos no caminho correto. Ao mesmo tempo, isso prova para os fãs, especialistas, times que não nos respeitam tanto achando que não somos capazes de fazer isso. Isso sempre existe porque os times focam em si mesmo, acham que são os melhores, e eventualmente sabemos que só tem um vencedor e todos os outros são perdedores. Estamos provando agora do que somos capazes e ficando mais confiantes", seguiu o treinador da NAVI.
B1ad3 sabe do nível que a NAVI pode mostrar, já que o time é o atual campeão de Major. No entanto, o treinador avalia que o cenário no geral pode não ter essa visão da equipe, mas explica que somente os times que merecem vencem um Major.
"Não sei se algum time disse oficialmente, mas com certeza merecemos vencer o Major. Todo time que venceu um Major, mereceu. Não é culpa de um time se o adversário, que era considerado favorito, não desempenhou como esperado. Por exemplo, as pessoas falam que a HEROIC jogou muito melhor no Major do Rio, e isso foi por conta da Outsiders que fez um ótimo trabalho. Vencer um Major é uma grande conquista e você não pode ser campeão dele de uma forma aleatória. Tem um grande caminho com dois formatos suíços e depois as quartas de final."
"Você precisa mostrar um ótimo nível de jogo para chegar lá. Nós tivemos sorte em muitas coisas, com alguns fatores que nos ajudaram, como o MR12, além dos vetos de mapas e o fato de estarmos como underdog que foram fatores muito bons para nós. No último mapa, a Inferno, nós não ganhamos algumas situações, nós amassamos a FaZe. Mostramos que, mesmo que eles não tenham desempenhado tão bem, esse placar é muito significativo. Agora estamos ganhando bons times com placares elásticos, como a Virtus.Pro em Londres que abrimos 11-1 e o 12-0 na FURIA. Não importa que a FURIA não esteja super bem agora, porém abrir esse placar mostra muito para você mesmo e pro seu time que você está no caminho certo, dominando, evoluindo" seguiu.
A nova FURIA
O 12-0 da NAVI em cima da FURIA, citado por B1ad3, foi na estreia da EWC. Na Nuke, a equipe europeia venceu pelo placar apertado de 13-11, porém depois dominou na Mirage e ganhou por 13-5 para fechar a série em 2 a 0.
O jogo marcou a estreia de Felipe "skullz" Medeiros como novo jogador da FURIA e de Sidnei "sidde" Macedo como novo treinador do time brasileiro. B1ad3 avaliou a escalação atual da FURIA e citou uma possível mudança no quinteto depois do Major.
"Com certeza essa FURIA é melhor que a com arT, mas não por culpa dele. Cito o arT só para deixar claro qual período da FURIA estou falando. Agora eles têm um bom livro de estratégias, que eles começaram a montar já na última temporada, porém precisam jogar mais com o skullz. Não sei, mas talvez precise jogar essa temporada e, depois do Major de Xangai, precisem fazer uma mudança precisa se eles jogarem mal. Se eu fosse o treinador, eu veria todas as peças que estão faltando para ter um time equilibrado e otimizar tudo. Talvez eles precisem ou talvez não precisem fazer a mudança, porém é assim como vejo no momento."
Espaço para s1mple
A NAVI é a casa de Oleksandr "s1mple" Kostyliev desde 2016 e, contratualmente, será até o final de 2025. No entanto, desde outubro do ano passado, o jogador está no banco de reservas ao optar por dar uma pausa na sua carreira.
Antes, o próprio B1ad3 chegou a dar uma data de retorno de s1mple para a NAVI, o que aconteceria depois do primeiro Major de CS2. No entanto, a equipe foi campeã e os planos parecem ter mudado.
"Acho que essa pergunta só pode ser feita para o s1mple. Não posso dizer nada muito específico porque estamos focados nessa lineup, como essas peças funcionam. Ele está descansando, então obviamente não está na sua melhor forma individualmente e precisa começar a fazer algo. Assim que ele estiver pronto a voltar, tudo pode acontecer, não sabemos. Depois do Major tem uma grande janela de transferências e, normalmente quem muda são os times que falharam completamente, por exemplo, os que ficarem fora do top 8."
"Qualquer time que precisar de um bom sniper (pode ser a casa do s1mple). Se eu fosse o s1mple eu já começaria a aparecer agora para mostrar que está pronto depois de Xangai, é o momento perfeito para entrar nesse trem. Não sei, ele pode começar a jogar campeonatos online com times tier 3 para voltar ao ritmo. Nós conhecemos o s1mple, ele é o GOAT, só precisa entrar em forma", finalizou B1ad3.
A Dust2 Brasil está cobrindo o evento em parceria com a BC.GAME