País que receberá 1ª Olímpiada de Esports é anunciado
A Arábia Saudita, que já vem recebendo grandes eventos de esportes eletrônicos, sediará a 1ª Olímpiada de Esports. O anúncio foi feito pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), nesta sexta-feira. O evento inaugural acontecerá em 2025.
Isso será possível por conta da parceria firmada entre o COI e o comitê olímpico árabe, com duração de 12 anos. Por conta disso, os Jogos Olímpicos dos Esports serão regularmente realizados no país.
Apesar da sede e da parceria firmada com a Arábia Saudita terem sido anunciadas ao público, a proposta ainda será apresentada na sessão do COI que acontecerá na véspera das Olímpiadas de Paris. Na sequência o comitê trabalhará nas escolhas da cidade-sede, a data, os jogos que terão campeonatos e a forma de classificação.
O anúncio da Arábia Saudita como o primeiro país a receber as Olímpiadas dos Esports acontece quase um mês após o COI propor a criação do evento, que também será votada na 142ª sessão da entidade, que ocorrerá de 22 a 24 de julho, em Paris, França.
O Comitê se aproximou dos esports em 2021, com a criaão de uma comissão para os esportes eletrônicos. Vincent Pereira, head de esports do COI, afirmou que jogos de FPS - como é o caso do Counter-Strike - nunca farão parte das Olimpíadas.
Em fevereiro deste ano, Bach contou em entrevista a uma agência de notícias chinesas que acredita que a primeira edição dos Jogos Olímpicos de Esports possa vir a acontecer em 2025 ou, no mais tardar, em 2026.
Em junho do ano passado, o COI organizou a segunda edição do Olympic Esports Series. Sem CS, a competição teve torneios de jogos como Chess.com, Gran Turismo, TIc Tac Bow, zWIFT, Tennis Clash e mais. No último ano também foi realizada a Semana de Esports Olímpicos em Singapura.