O Pan dos Esports passou para online e não será mais presencial (Foto: Divulgação/IESF)

Times brasileiros precisarão de validação para disputar o Pan

Smoke e Tilt Fox precisarão disputar showmatches para terem vagas asseguradas

Classificadas para representar o Brasil no Panamerican Esports Games, Smoke e Tilt Fox ainda precisam cumprir mais uma etapa para disputar a competição. Apesar das vagas conquistadas, a classificação da dupla precisará passar por uma validação, que será feita em showmatches contra outras "seleções".

O regulamento do World Esports Championship, o qual a Dust2 Brasil teve acesso, diz que as seletivas nacionais precisam de no mínimo quatro participantes, o que não aconteceu no qualify feminino da Confederação Brasileira de Desportos Eletrônicos (CBDEL) tendo em vista a Smoke conquistou a vaga sem sequer jogar.

Já o qualify masculino chegou a ter 11 participantes anunciados. Mas a quantidade de times diminuiu com o fato da CBDEL não ter permitido mudanças nos inscritos. Desta forma a vaga foi disputada por pugdesonesto, Tilt Fox - a equipe classificada -, FEARWW e Smoke, dupla que tomou W.O. na seletiva.

Por mais que a quantidade mínima de participantes tenha sido batida na seletiva masculina, a reportagem apurou que os showmatches envolvendo Tilt Fox e seleções de outros países foram uma ordem da IESF.

Regulamento do WEC quanto os showmatches para validação das classificações (Foto: Reprodução/IESF)

Melhores do Brasil?

O regulamento do WEC prevê a realização de showmatches, com a IESF dando para as confederações a permissão de selecionar diretamente aquela que seria a "seleção" nacional, seja ela formada por uma equipe profissional ou que tenha se provado a melhor do país. Smoke e Tilt Fox possuem nomes conhecidos no cenário nacional, mas não são equipes que brigam pelo topo tanto no feminino, quanto no masculino.

Na Smoke os nomes mais conhecidos do público são os de Katharina "coldizinha" Pedra (ex-EndGame, Divina e Parabellum), Luana "Arkynha" Archanjo (ex-MIBR) e Luana "luhflickzz" Rosa (ex-W7M). Completam o trio Dyulia "yuu" Letícia Assence e Ingryd "yor" Vicente de Arruda, que disputaram o WEC 2023 via seletiva que resultou na denúncia e investigação contra CBDEL.

Os showmatches

Com poucos ou quase nenhum anúncio nas redes sociais da CBDEL, os showmatches de CS2 já começaram a ser disputados. A Tilt Fox venceu a Colômbia por 2 a 0 e tem mais dois jogos a disputar. A Smoke também venceu a seleção colombiana e, nesta segunda-feira, enfrenta a Argentina.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.