leo_drk fala da mudança para IGL e quer Hype entre melhores times do Brasil
Recém-anunciado na Hype, Leonardo "leo_drk" Oliveira embarca em uma nova fase na carreira. O experiente jogador, que atua desde 2016, passará a ser capitão e avaliou o momento da sua vida profissional no Counter-Strike.
"Vejo esse momento da minha carreira como uma reconstrução. Tenho quase 7 anos de carreira e adquiri muita experiência, amadureci bastante nesses anos todos e hoje me sinto preparado para uma mudança de função que envolve ter mais responsabilidade, que é virar o capitão do time", contou à Dust2 Brasil.
"Os meninos do time também têm bastante potencial, então acredito que a gente vai conseguir fazer um belo trabalho no longo prazo e ser um time competitivo. Estou vendo com muitos bons olhos isso, principalmente porque estou trabalhando com o exp, que é um cara que confio bastante", seguiu leo_drk.
O desejo de se tornar capitão não é algo novo. leo_drk explica que já queria exercer a função desde quando saiu da lineup titular da Case, no ano passado. O jogador de 24 anos explicou o porquê da vontade de passar a ser IGL.
"As experiências que eu tive com capitães em times anteriores mostraram que eu queria ter mais responsabilidade no processo de criação e desenvolvimento do time, então queria ter mais isso. Depois que saí da Case tentei fazer um projeto acontecer ao meu redor enquanto IGL, e foi quando conheci o exp. Infelizmente não conseguimos organizações à altura, mas minha vontade de ser capitão é justamente para ter mais controle do time em si e para fazê-lo funcionar melhor."
Rifler desde o início da carreira, leo_drk se destacou pela sua mira afiada. Embora vá assumir a função de IGL, o jogador não se preocupa com uma possível queda de desempenho individual.
"Acredito que é natural perder um pouco do foco individual quando você está pensando muito no que você tem que fazer, pensando no que o adversário está fazendo, o que você pode fazer. Viso construir um sistema de jogo onde os jogadores tenham responsabilidades e saibam tomar as próprias decisões durante o jogo, fazendo com que teoricamente eu tenha mais espaço para focar no meu individual", explicou.
"Acredito que é uma questão do dia a dia, de entender se eu estou focando muito no macro e estou deixando um pouco a desejar no meu individual. O exp vai me ajudar bastante nisso também, porém não me preocupo com isso. O foco é vencer e, enquanto IGL, vou fazer o máximo possível para isso acontecer. Modéstia à parte, acredito que tenho uma mecânica boa, e acho que não vou ter grandes problemas em compensar o meu individual enquanto estiver precisando, dar um foco a mais no dia a dia e fazer um DM a mais", continuou leo_drk.
A carreira de leo_drk conta com grandes momentos de inatividade do jogador, que passou por longos períodos em bancos de organizações como Sharks, 00nation e Case. Para ele, o tempo em que ficou sem competir foi um ponto negativo, mas leo_drk prefere enxergar o "copo meio cheio" e explicou também como ficar no banco foi importante para seu amadurecimento pessoal.
"É difícil para qualquer jogador ficar sem competir, nunca trabalhei em um emprego normal na minha vida. Saí da minha casa com 17 anos para ir para Portugal com a Sharks e desde então nunca parei de jogar. É bem difícil quando do dia para a noite você não está mais naquele ritmo de treinos e de campeonatos. Acredito também que é um período que você pode usar muito para se preparar, ter reflexões, amadurecer ideias do que você pretende fazer no seu próximo passo."
"Obviamente eu não gostaria de ter ficado parado tanto tempo, porém eu não queria tomar decisões precipitadas de aceitar uma oferta que chegou que não estava 100% claro que seria a melhor coisa para mim. Então, ao mesmo tempo que fiquei bastante tempo parado, acredito que isso também foi muito importante para amadurecer todas essas ideias que tenho hoje de ser um capitão de um time, como estruturá-lo, como preparar um jogo e como eu quero me ver enquanto jogador de CS a partir daqui", adicionou leo.
A decisão certa para leo_drk no momento atual da carreira foi se juntar à Hype. O agora capitão explicou o porquê da escolha pela organização e detalhou o que o time almeja com o novo projeto.
"A Hype foi uma organização que confiou em mim, nesse meu propósito atual de liderar um time. O exp é a pessoa também que está do meu lado nessa, então acredito muito que a gente vai poder desenvolver um bom trabalho aqui no Brasil. Hoje em dia a gente tem um grande número de jogadores, confio que podemos desenvolver um bom trabalho, o cenário aqui está muito competitivo, não é a mesma coisa de 5 ou 6 anos atrás que não tinham bons times como tem hoje. Vejo que aqui é o cenário perfeito para a gente desenvolver um trabalho legal."
"A gente pensa muito no longo prazo aqui. Pós-Sharks, isso foi algo que não tive muito na minha carreira e é bem prejudicial quando se está em um projeto onde sente que a cada resultado que você não atinja ali o esperado, as coisas estão apertando mais e você sente a corda no pescoço. Isso não é nem um pouco saudável. Então, fico bem feliz de entrar num projeto onde o foco seja o longo prazo, o foco seja de fato o desenvolvimento do time. Nesse primeiro momento, pensando que o Major é no segundo semestre, acredito que (nosso foco) seja conseguir uma vaga no mundial e estar entre os melhores times do Brasil", finalizou leo_drk.
Fator importante na ida de leo_drk para a Hype, Flavio "exp" Calheiros se aproximou do jogador no projeto montado no segundo semestre do ano passado, que não teve futuro. O treinador falou da confiança no novo IGL.
"Deu para ver que o Leo tem um perfil de liderança dentro do que acredito que o IGL precisa e que complementa muito o meu perfil de liderança. Acho que hoje em dia, no cenário atual, encontrar IGLs com perfil de liderança e que não somente conheçam o jogo é uma grande dificuldade. Mesmo o Leo estando parado um tempo, acredito que o perfil dele encaixe exatamente com o que vejo em um IGL de alto nível."
"Nunca tive essa preocupação do Léo estar parado, vi ele jogar nas épocas de ouro, sei o potencial que ele tem, e acredito que o trabalho do coach é exatamente esse: como fazer com que meu player tenha consistência diariamente para atingir a máxima performance que um dia ele demonstrou."
exp esteve à frente da ARCTIC, equipe tetracampeã do CBCS em 2022, feito que nenhuma outra organização conseguiu no Brasil. No entanto, pensar nacionalmente é pouco para o treinador, que almeja levar a Hype para palcos internacionais.
"Quando a gente planeja um time, não estamos pensando apenas em passos dentro do Brasil. Nosso projeto é bem estruturado e tem um belo planejamento para a gente conseguir, assim que possível, atingir campeonatos internacionais. Inevitavelmente vencer no Brasil se torna parte desse percurso. Então, sim, é parte do plano, mas está bem longe de ser nosso objetivo, principalmente com essa lineup."
"Sei do potencial que temos, que a line tem, que o Leo demonstra como IGL, então nosso plano não se concentra em vencer no Brasil. Porém, como tem as pontuações e tal, vencer aqui dentro será muito importante para os objetivos que a gente tem de jogar e vencer lá fora. Nosso grande foco é conseguir impactar a nível internacional", finalizou exp.