Plenário do Senado votará o Marco Legal dos Games (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

Marco Legal dos Games avança para votação no Senado

Nova versão do projeto de lei foi aprovado na Comissão de Educação

Projeto de lei que visa regulamentar os jogos eletrônicos no Brasil, o Marco Legal dos Games foi aprovado na Comissão de Educação do Senado nesta terça-feira e segue para ser votado em plenário.

A nova versão do texto é de autoria da senadora Leila Barros (PDT-DF) e uma das principais mudanças é a retirada dos fantasy games, abordado na regulamentação do mercado de apostas esportivas online. Jogos de azar, modalidades lotéricas e caça-níqueis não serão considerados games.

Caso o projeto seja aprovado no Senado e posteriormente sancionado sem mais nenhuma mudança, o desenvolvimento dos jogos poderão receber incentivos via Lei Audiovisual e Lei Rouanet. Outro incentivo é o abatimento na base do cálculo do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido por meio da Lei do Bem.

O texto aprovado na comissão também visa a proteção às crianças e adolescentes, criando mecanismos para proteger violações de diretos e também prevendo que os games possam ser utilizados na educação e terapias.

“(O projeto aprovado) busca incentivar e apoiar o desenvolvimento de jogos eletrônicos como uma atividade importante tanto para a inovação tecnológica quanto para o setor cultural, ao alinhar as atividades de desenvolvimento de jogos com leis existentes que oferecem apoio e incentivos a setores de pesquisa, desenvolvimento, inovação e cultura. Trata-se de uma expansão e de um aprimoramento às medidas previstas no PL (projeto de lei) original”, argumentou Leila.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.