A 1ª Arena Pública Gamer do Brasil foi inaugurada no Rio de Janeiro (Foto: Yellow Rabbit)

Brasil tem 10 arenas focadas aos esports em operação

Estruturas estão espalhadas por quatro regiões do país

Por mais que também sejam realizados em estádios, arenas multiusos e em centros de convenções, os esportes eletrônicos estão ganhando locais próprios para a prática da modalidades e eventos relacionados ao setor. São as arenas de esports. Atualmente, dez desses espaços estão em operação.

O levantamento da Dust2 Brasil mostra que tais estruturas estão localizadas nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, Sul e Nordeste, espalhadas por Bahia, Brasília, Recife, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Veja, abaixo.

Com investimento superior a R$ 1 milhão feito pela Prefeitura do Rio de Janeiro, a Arena Pública Gamer é a mais recente. O espaço tem capacidade para 100 pessoas e fica dentro da Nave do Conhecimento do Engenhão. A arena já está apta a receber eventos e terá custo zero para utilização.

Brasília, além de ter o governo estadual apoiando os esports, também possui um local focado para a realização de eventos. É Arena Glacon, que conta com 20 computadores para campeonatos e corujões. Já a "casa dos esports" do Rio Grande do Sul é a MP3 Arena, que tem capacidade para 160 pessoas e foi casa da Mr.Jack Cup 2022.

MP3 Arena é a casa dos esports no Rio Grande do Sul (Foto: Victor Vargas)

São Paulo é o estado que mais conta com arenas gamers. A mais famosa é a (MAX Arena, localizada na Mooca. Atualmente a capacidade da estrutura é de 900 pessoas em pé e 600 sentadas. A arena recebeu grandes eventos de várias modalidades nos esports. No CS, destaques para CBCS e MAX5 Invitational, este último vencido pela LG.

Outra conhecida arena paulistana é BBL, que fica no Brás. Além de eventos de modalidades variadas, a estrutura foi a casa de campeonatos como CLUTCH e LA League. Ainda na capital está a Xdome Gamer Lab, dentro do Shopping Metrô Santa Cruz, na Vila Mariana. Trata-se de um espaço de 300 m² que possui 60 estações de PCs.

Descendo para a Baixada Santista, a GamerXPArena fica localizada em Santos. O local conta com mais de 30 PCs, além de uma área dedicada a consoles. Além de campeonatos, a estrutura também é utilizada para corujões e watch parties de torneios, como o CBLOL.

NAVE Arena CWG é um espaço dedicado aos esports de 1 mil m² (Foto: Divulgação/NAVE Arena CWG)

Engana-se que estádio de futebol também não pode ser a casa dos esports. A Arena Fonte Nova, em Salvador, Bahia, conta com a NAVE Arena CWG. O espaço tem mais de 1 mil m² e, além de espaço para jogos de PCs e console, também conta com cabines para stream. No local já foram realizadas watch parties do CBLOL e do VCB - o campeonato brasileiro de VALORANT.

O investimento da Arena Jogue Fácil não se resume apenas em equipes de Counter-Strike. A organização é controlada por uma das maiores estruturas do Nordeste, a Arena Jogue Fácil, que fica na Paraíba, A estrutura conta com game center, salas para stream e espaços reservados para treinos.

Já no Recife se encontra a BASE Gaming, lançada em 2022 a partir de investimento de R$ 2,5 milhões. O local conta com área para eventos, estúdio para stream, sala de treinos e um game center com consoles.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.