Retrospectiva 2023: relembre o ano da Imperial
A Imperial passou por muitas mudanças em sua lineup durante 2023, a equipe teve seu melhor momento quando chegou a semifinal do BLAST Premier Spring Final, e apesar de ter vencidos campeonatos no Brasil, não conseguiu vencer nenhum torneio na Europa.
A Dust2 Brasil separou quatro momentos que marcaram o ano da Imperial para relembrar como foi o 2023 da equipe no Counter-Strike.
Começo de ano misto e sem Major
A Imperial começou 2023 participando do Closed Qualify do RMR, onde terminou em 2º, ficando atrás da BESTIA apenas em critérios de desempate. Em seguida, a equipe que até então era liderada por Gabriel "FalleN" Toledo teve um desempenho ruim na ESL Pro League S17, ficando na posição 29-32.
Em março, a Imperial venceu a BLAST Premier Spring Showdown 2023 Americas, faturando US$ 20 mil e se classificando para a BLAST Premier Spring Final. No RMR para o Major de Paris, a equipe não se classificou para o último mundial de CS:GO.
IEM Rio ruim, titulo no Brasil e bom desempenho na BLAST
Em abril aconteceu o IEM Rio 2023, mas a Imperial perdeu seus dois primeiros jogos, sendo eliminado rapidamente no campeonato. Já em maio os resultados da equipe melhoraram, o time foi campeão da ESL Brazil Premier League Season 14, se classificando para EPL S18.
Em junho, a Imperial viajou para Washington DC, EUA, para disputar a BLAST Premier Spring Final. A equipe teve um ótimo começo, vencendo a campeã do último Major de CS:GO, Vitality. Depois de vencer Mathieu "ZywOo" Herbaut a Imperial por pouco também não venceu a G2 de Ilya "m0NESY" Osipov.
Mesmo com a derrota para G2, a Imperial seguiu para os playoffs do torneio, onde venceu a Complexity e depois caiu para a Heroic em uma semifinal disputada.
Fim da era FalleN e mudanças na equipe
Durante a BLAST Premier Spring Final rumores de que FalleN estaria de saída da Imperial para se juntar a FURIA começaram a surgir. Em julho o awper foi oficializado pela Pantera, dando fim ao seu Last Dance. Seu companheiro de equipe Marcelo "chelo" Cespedes também deixou a Imperial para se juntar a FURIA.
Com a saída de FalleN, Vinicius "VINI" Figueiredo assumiu a função de IGL da Imperial. Para suprir a vaga de IGL a equipe contratou Henrique "HEN1" Teles, e para o lugar de chelo chegou João "felps" Vasconcellos.
Fim de ano com titulo nacional e mais mudanças no elenco
O fim de ano da Imperial foi movimentado. Jhonatan "JOTA" Willian deixou a equipe, sendo substituído pelo jovem Kaiky "noway" Santos. Em seguida foi a vez de Ricardo "boltz" Prass deixar o time. O último jogador a se juntar a Imperial foi Lucas "decenty" Bacelar.