Sem IEM Rio, ESL detalha calendário competitivo para 2024
A ESL publicou nesta quinta-feira detalhes do calendário competitivo de Counter-Strike para 2024. Entre os torneios que a organizadora vai realizar no próximo ano, não está a IEM Rio, que aconteceu no Brasil este ano. A organizadora também incluiu a América do Sul na ESL Challenger League.
Os principais campeonatos da ESL Pro Tour (EPT) serão, como de praxe, a IEM Katowice e a IEM Cologne. Os torneios começarão no dia 31 de Janeiro e 7 de agosto, respectivamente.
Além destas competições, estão programadas a IEM China, IEM Dallas, uma IEM Fall - sem local revelado ainda -, e duas edições da ESL Pro League. A Pro League, inclusive, passará por mudanças, revelou a ESL.
Torneio mais longo do circuito atual, a duração da Pro League vai ser reduzida de cinco para três semanas. A ESL promete divulgar os detalhes que irão impactar no formato da liga próximo do início da Pro League S19, agendada para abril do ano que vem.
Recentemente, a ESL anunciou que vai encerrar as competições nacionais, como a Brazil Premier League (BPL). Com o comunicado, a organizadora explicou que vai passar a englobar a América do Sul, Austrália e Nova Zelândia na ESL Challenger League.
Torneio regional tradicional na Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico, a ESL Challenger League vai passar a ser disputada na América do Sul. Agora a liga terá somente duas edições por ano, e não mais quatro, disputadas totalmente online.
A primeira edição da ECL em 2024 será entre fevereiro e junho. Já a segunda acontecerá entre julho e novembro. A ECL classificará seus melhores times para a Pro League.