Troféu da BPL (Foto: Bruno Alvares/BBL)

BPL será encerrada no fim do ano

Competição nacional contou com 14 edições e chegará ao fim em 2023

A ESL Brasil anunciou na madrugada desta quinta-feira que a Brasil Premier League (BPL) vai ser encerrada após o fim da temporada atual. A novidade segue a decisão da ESL Faceit Group (EFG), que optou por dar fim aos Campeonatos Nacionais realizados pela organizadora.

"Após a decisão da EFG de encerrar os Campeonatos Nacionais da ESL globalmente, a ESL Brasil Premier League deixará de existir após a temporada atual em curso", escreveu a ESL Brasil em anúncio.

"Nos últimos anos, a ESL Brasil Premier League foi um lar para os esports no país, e vimos equipes como 00Nation e 9z Team subirem na hierarquia e competirem nos maiores palcos ao redor do mundo. Queremos agradecer a todos os jogadores, equipes e fãs pelo apoio ao longo dos anos e incentivá-los a continuar sua jornada rumo ao profissionalismo por meio da FACEIT e das Ligas ESEA".

No comunicado divulgado, a ESL disse que acredita que um "sistema sem fronteiras" é muito mais dinâmico e flexível para a ESL Pro Tour (EPT) e um caminho melhor para os times e jogadores aspirantes.

Com o CS2, todas as competições nacionais realizadas pela ESL vão ser encerradas. Benelux, França, Espanha e Turquia já foram finalizadas, enquanto Brasil, Austrália e Nova Zelândia, Alemanha, Polônia e Reino Unido e Irlanda ainda terão uma temporada final, que acontecerá nos últimos meses de 2023.

"Ainda terá espaço para competições regionais e nacionais, mas não será um foco nosso. Estamos abertos a conversar com organizadoras terceirizadas para atender aos times e jogadores que estavam acostumados e querem continuar competindo em ligas nacionais", afirmou a ESL.

Em agosto, a Valve determinou o fim das ligas com equipes parceiras a partir de 2025. Também visando o "esporte aberto", a desenvolvedora do FPS comunicou que os convites para os grandes campeonatos serão definidos pelo seu ranking próprio.

A primeira edição da BPL foi em julho de 2016. No total, 14 temporadas foram realizadas no Brasil, com times campeões como g3x, FURIA, Isurus, RUFUS e, a mais recente, Imperial. Na última edição, o torneio deu vaga para a ESL Pro League S18.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.