Na expectativa por nova versão, CS:GO completa 11 anos
Em meio a expectativa generalizada por sua nova versão, Counter-Strike: Global Offensive completa 11 anos. Quarta versão oficial do jogo e responsável pela perpetuação da franquia, a edição que perdura até hoje em modos casuais e competitivos foi lançada em 21 de agosto de 2012.
CS:GO foi desenvolvido pela Valve em parceria com a Hidden Path Entertainment. A ideia inicial era que o jogo fosse apenas uma adaptação de Counter-Strike: Source para Xbox 360, mas acabou se tornando um jogo totalmente independente e passou a ser desenvolvido a partir de março de 2010.
Além do PC e Mac OS, o título também mirou nos consoles e foi desenvolvido para Xbox 360 e PlayStation 3, com essas versões sendo exibidas em grandes feiras de jogos como a Pax Prime, a Eurogamer e a Igromir entre os meses de agosto e outubro de 2011. O beta fechado começou em 30 de novembro do mesmo ano com cerca de 10 mil jogadores.
A versão de testes teve vida longa, com o jogo passando para o beta aberto só em 14 de agosto de 2012, uma semana antes do lançamento oficial. Desde então, a Hidden Path Entertainment não participa mais da manutenção do jogo, que é toda de responsabilidade da Valve.
CS:GO recebeu atualizações importantes ao longo dos anos, com 11 "expansões" lançadas até hoje. Chamadas de operações, essas DLCs trazem novos desafios e modos de jogo, com missões a serem cumpridas e recompensas distribuídas.
Que beleza
Não foram só as operações que mantiveram o jogo se renovando. A partir de agosto de 2013, o CS:GO também passou a contar com skins na atualização The Arms Deal, que introduziu os cosméticos e também trouxe de volta a USP-S e a M4A1-S, clássicos da versão original do jogo.
Os cosméticos se tornaram uma grande febre e também um elemento importante da longevidade, com as skins formando um grande mercado dentro e fora da Steam, assim como os adesivos, que se popularizaram junto dos campeonatos de esports. Posteriormente, a Valve também lançou skins para agentes.
No total, 39 caixas de skins foram lançadas, além de 19 caixas souvenir de Majors - que variam de acordo com o mapa. Outras 35 cápsulas de adesivos foram lançadas, além de 62 cápsulas em comemoração aos Majors e seus participantes.
Outro elemento clássico, o grafite também reapareceu, com 7 pacotes de diferentes temáticas e outros 10 relacionados aos mundiais. Novidade no CS:GO, os patches, que podem ser aplicados em skins de agentes, também foram adicionados, com quatro pacotes de temas diferentes e três inspirados em esports para o PGL Major Stockholm em 2021.
Há também uma série de quatro pins, que podem ser comprados em versões físicas e digitais. Os kits de música são outra novidade cosmética que está presente no jogo.
Novos e velhos conhecidos
Não foi só de embelezamento que viveu o CS:GO. As atualizações de mapas e armas também marcaram os 11 anos de história do jogo.
Entre os destaques estão pistolas que eram tão poderosas quanto rifles, como a CZ75 em 2014 ou o Revólver R8 em 2015. A época também foi marcada pelo nerf na AWP, uma das armas mais icônicas do jogo, que passou por mudanças importantes em 2015. Em 2019, foi a vez da AUG e da SSG passarem por alterações.
Os cenários também passaram por uma série de mudanças, grandes ou pequenas. Clássicos como a Dust2, Inferno, Train, Nuke e Cobblestone tiveram seu espaço perpetuado, ganhando a companhia de novos queridinhos, como a Mirage - a versão da Valve da cpl_strike -, Overpass e Cache.
Vida nova
O aniversariante do dia, porém, está com os dias contados. Em Teste Limitado, o CS2 deve chegar em breve para substituir completamente o CS:GO, introduzindo um novo motor gráfico, a Source 2, e novidades na gameplay. A Valve ainda não anunciou uma data exata para publicar o jogo, mas a janela de lançamento da própria publisher vai até o fim do verão do hemisfério norte, em 23 de setembro deste ano.