Deputado pede suspensão de jogos violentos após ataque em creche
O deputado Zé Trovão (PL-SC) pediu ao governo Lula a suspensão temporária dos jogos eletrônicos "que incitem ou estimulem comportamentos violentos" por 30 dias. A proposição foi enviada na última segunda-feira e se dá depois do ataque a creche, ocorrido em Blumenau, Santa Catarina.
A indicação criada por Zé Trovão diz que "requer o envio de Indicação ao Governo Federal, por meio do Ministro da Justiça e Segurança Pública, com a finalidade de sugerir a suspensão temporária dos jogos eletrônicos que incitem ou estimulem comportamentos violentos pelo prazo de 30 dias, a fim de investigar a relação entre os jogos eletrônicos violentos e a violência, com vistas à possíveis medidas regulatórias".
Zé Trovão também escreve que, "de acordo com as informações divulgadas pela imprensa", o agressor de Blumenau teria utilizado "um chat de jogos violentos para se comunicar com outras pessoas antes de cometer o ataque. Essa informação sugere que o indivíduo pode ter sido influenciado negativamente pelos conteúdos violentos presentes nesses jogos".
O deputado pede que "sejam criados mecanismos de criminalização, a exemplo da pedofilia, quando encontrados conteúdos dessa espécie em computadores". Assim, ele sugere a suspensão de 30 dias dos jogos eletrônicos que contenham conteúdos violentos, assim como as vendas dos mesmos.
O pedido foi enviado para Flávio Dino, Ministro da Justiça e Segurança Pública. Na última terça-feira, Dino revelou à Globonews algumas medidas que solicitará para as empresas responsáveis pelas redes sociais para um maior combate à violência. O ministro disse que notificará as empresas para que tenham mais moderação ativa de conteúdos de apologia à violência ou ameaça contra escolas, além de um estabelecimento de canais de atendimento para pedidos e determinações policiais ou judiciais.
Na última quarta-feira, um homem matou quatro crianças com uma machadinha em uma creche em Blumenau. A relação entre o criminoso e os jogos online foram descartadas já no primeiro dia de investigação pela Polícia Civil de Santa Catarina após analisar o celular do autor do crime, contrariando informações divulgadas em redes sociais.
Zé Trovão ficou conhecido por ser investigado pela participação na articulação dos atos antidemocráticos do 7 de setembro de 2021, porém um mês antes teve sua prisão decretada e fugiu para o México. Lá, foi encontrado e decidiu se entregar à Polícia Federal de Santa Catarina. Atualmente, usa a tornozeleira eletrônica. Em outubro do ano passado, foi eleito deputado federal de Santa Catarina com mais de 71 mil votos.
Ainda em 2008, as vendas do Counter-Strike Source foram proibidas no Brasil. O jogo foi considerado violento e nocivo à saúde dos jogadores. No ano seguinte, a comercialização do FPS foi retomada normalmente.