paiN quebra tabu brasileiro na ESL Pro League
Na primeira vez nos playoffs da ESL Pro League, paiN espantou o fantasma que vinha atormentando os brasileiros. Há mais de 4 anos, nenhuma equipe, além da FURIA, havia se classificado para o mata-mata da competição.
A última vez que um time brasileiro, senão a FURIA, chegou aos playoffs da ESL Pro League foi na 8ª edição do torneio. Naquela oportunidade, o MIBR de Fernando "fer" Alvarenga, Gabriel "FalleN" Toledo, Marcelo "david" Coldzera e os estadunidenses Jacky "Stewie2k" Yip e Tarik Celik venceu o grupo B e foi direto para a semifinal. No entanto, os brasileiros caíram para a Liquid por 2 a 0.
Desde então, somente a FURIA representou o Brasil na última fase das EPL. A equipe capitaneada por Andrei "arT" Piovezan jogou o mata-mata na 13ª, 15ª e 16ª edição. Nas outras, desde a oitava, não tiveram representantes brasileiros. A 11ª e a 12ª foram canceladas por conta da pandemia. Neste período, times como Sharks, MIBR, Luminosity, DETONA, Team oNe e GODSENT caíram na fase de grupos.
A lineup da paiN também pode se orgulhar de outro fato curioso. Junto da FURIA, é somente o segundo time brasileiro sem Gabriel "FalleN" Toledo que disputa os playoffs da Pro League. O Verdadeiro esteve presente em 7 mata-matas, defendendo a Keyd, Luminosity, SK e MIBR. O capitão da Imperial venceu o torneio duas vezes.
Na 17ª temporada, a paiN se junta à FURIA nos playoffs. Ambas equipes agora aguardam a definição dos últimos classificados do grupo C e, posteriormente, a disputa do grupo D. A fase inicial vai acabar no dia 19 de março.
Ainda há a chance de mais um brasileiro pintar no mata-mata. Depois de um começo com duas derrotas, a 00Nation se recuperou ao derrotar a Rooster neste sábado e volta a jogar no próximo domingo. A Zero Zero precisa de duas vitórias para avançar na competição.