Gaules rebate ministra: "Nunca precisamos e nem vamos precisar dessa galera"
Maior influenciador de CS:GO do Brasil, e um dos mais assistidos do mundo, Alexandre "Gaules" Borba foi uma das personalidades que rebateram a fala da ministra do Esporte, Ana Moser, sobre o esporte eletrônico não ser considerado um esporte.
Em live, nesta terça-feira, Gaules foi questionado por um espectador sobre a fala da Ministra e foi assertivo: "Nunca precisamos e nem vamos precisar dessa galera para ficar dizendo se é esporte ou não. Nunca precisamos desse pessoal e nunca vamos precisar".
A fala da ministra aconteceu em uma entrevista ao UOL. Ana Moser foi clara: "Não tenho essa intenção (de investir), não. No meu entendimento, não é esporte". A chefe da pasta de esporte vê o esport como entretenimento e "uma indústria de entretenimento não é esporte. Então, o que você fez (enquanto jogava videogame) foi se divertir, você não praticou esporte. Você se divertiu".
Na entrevista, a ministra rebateu um dos argumentos utilizados para defender esport como esporte tradicional, a rotina de treinos, afirmando que artistas também treinam antes dos shows: "A Ivete Sangalo também treina para dar show e ele não é atleta da música, ela é uma artista, que trabalha com entretenimento".
Ainda na opinião da ministra, "o jogo eletrônico não é imprevisível, ele é desenhado por uma programação digital, cibernética. É uma programação, ela é fechada, não é aberta como o esporte". Ana Moser ainda relembrou ter lutado, junto da ONG Atletas pelo Brasil, para que o texto da Lei Geral do Esporte não fosse amplo a ponto do esport ser considerado.
Gaules não foi o único grande nome do esporte a rebater a ministra. Fundadora e CEO da Black Dragons, Nicolle "Cherrygumms" Merhy disse no Twitter que "seria importante não desmerecer algo que não detém conhecimento".